sábado, 24 de setembro de 2016

SÃO FRANCISCO: NOVENÁRIO TK

HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir. Porém, São Boaventura, seu contemporâneo, escreveu sobre ele: “Mas, com o auxílio divino, jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”.

Vida de São Francisco

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele "servir ao amor e ao Servo". Pouco a pouco, com muita oração, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele lera no Evangelho.

Certa vez, ao encontrar um leproso, apesar da repulsa natural, venceu sua vontade e beijou o doente. Foi um gesto movido pelo Espírito Santo. A partir desse momento, ele passou a fazer visitas e a servir aos doentes que sem encontravam nos hospitais. Aos pobres, presenteava com suas próprias roupas e também com o dinheiro que tivesse no momento.

O Chamado

Num dia simples, mas muito especial, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele, repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha vinte e cinco anos.

Pedro Bernardone, ao saber o que seu filho tinha feito, foi busca-lo indignado, levou-o para casa, bateu nele e acorrentou-o pelos pés. A mãe, porém, o libertou na ausência do marido, e o jovem retornou a São Damião. Seu pai foi de novo buscá-lo. Mandou que ele voltasse para casa ou que renunciasse à sua herança. Francisco então renunciou a toda a herança e disse: "As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las". Em seguida se desnudou e entregou suas roupas a seu pai, dizendo-lhe: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.
Renúncia de São Francisco de Assis

Para reparar a Igreja de São Damião, Francisco pedia esmola em Assis. Terminado esse trabalho, começou reformar a Igreja de São Pedro. Depois, ele retirou-se para morar numa capela com o nome de Porciúncula. Ela fazia parte daabadia de Monte Subasio, cuidada pelos beneditinos. Ali o céu lhe mostrou o que realmente esperava dele.
O trecho do Evangelho da Missa daquele dia dizia: "Ide a pregar, dizendo: o Reino de Deus tinha chegado. Dai gratuitamente o que haveis recebido gratuitamente. Não possuas ouro, nem duas túnicas, nem sandálias...” A estas palavras, Francisco tirou suas sandálias, seu cinturão e ficou somente com a túnica.

Milagres de São Francisco de Assis

Deus lhe concedeu o dom da profecia e o dos milagres. Quando Francisco pedia esmolascom o fim de restaurar a Igreja de São Damião, ele dizia: "Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o Senhor e a Igreja". A profecia se confirmou cinco depois com Santa Clara e suas religiosas. Ao curar, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem, São Boaventura comentou para São Francisco de Assis: "Não se há que admirar mais o beijo do que o milagre?"

Fundação da Ordem dos Frades Menores (O.F.M.)

Francisco começou a anunciar a verdade, no ardor do Espírito de Cristo. Convidou outros a se associarem a ele na busca da perfeita santidade, insistindo para que levassem uma vida de penitência. Alguns começaram a praticar a penitência e em seguida se associaram a ele, partilhando a mesma vida. O humilde São Francisco de Assis decidiu que eles se chamariam Frades Menores.
Surgiram assim os primeiros 12 discípulos que, segundo registram alguns documentos, “foram homens de tão grande santidade que, desde os Apóstolos até hoje, não viu o mundo homens tão maravilhosos e santos”. O próprio Francisco disse em testamento: “Aqueles que vinham abraçar esta vida, distribuíam aos pobres tudo o que tinham. Contentavam-se só com uma túnica, uma corda e um par de calções, e não queriam mais nada”. Os novos apóstolos reuniram-se em torno da pequena igreja da Porciúncula, ou Santa Maria dos Anjos, que passou a ser o berço da Ordem.

A nova ordem religiosa de São Fracisco de Assis

Em 1210, quando o grupo contava com doze membros, São Francisco de Assis redigiu uma regra pequena e informal. Esta regra era, na sua maioria, os conselhos de Jesus para que possamos alcançar a perfeição. Com ela foram à Roma apresentá-la ao Sumo Pontífice. Lá, porém,relutavam em aprovar a nova comunidade. Eles achavam que o ideal de Francisco eramuito rígidoa respeito da pobreza. Por fim, porém, um cardeal afirmou: "Não podemos proibir que vivam como Cristo mandou no Evangelho".

Receberam a aprovação e voltaram a Assis, vivendo na pobreza, em oração, em santa alegria e grande fraternidade, junto a Igreja da Porciúncula. Mais tarde, Inocêncio III mandou chamar São Francisco de Assis e aprovou a regra verbalmente. Logo em seguida o papa impôs a eles o corte dos cabelos, e lhes enviou em missão de pregarem a penitência.
São Francisco de Assis, um exemplo de vida

São Francisco de Assis manifestava seu amor a Deus por uma alegria imensa, que se expressava muitas vezes em cânticos ardorosos. A quem lhe perguntava qual a razão de tal alegria, respondia que “ela deriva da pureza do coração e da constância na oração”.
A santidade de São Francisco de Assis lhe angariou muitos discípulos e atraiu também uma jovem, filha do Conde de SassoRosso, Clara, de 17 anos. Desde o momento em que o ouviu pregar, compreendeu que a vida que ele indicava era a que Deus queria para ela. Francisco tornou-se seu guia e pai espiritual. Nascia assim a Ordem Segunda dos Franciscanos, a das Clarissas. Depois, Inês, irmã de Clara, a seguia no claustro; mais tarde uma terceira, Beatriz se juntou a elas.
Sabedoria divina

Certa vez, São Francisco de Assis, sentindo-se fortemente tentado pela impureza, deitou-se sem roupas sobre a neve. Outra vez, num momento de tentação ainda mais violenta, ele rolou sobre espinhos para não pecar e vencer suas inclinações carnais.
Sua humildade não consistia simplesmente no desprezo sentimental de si mesmo, mas na convicção de que "ante os olhos de Deus o homem vale pelo que é e não mais". Considerando-se indigno do sacerdócio, São Francisco de Assis apenas chegou a receber o diaconato. Detestava de todo coração o exibicionismo.
Uma vez contaram-lhe que um dos irmãos amava tanto o silêncio que até quando ia se confessar, fazia-o por sinais. São Francisco respondeu desgostoso:"Isso não procede do Espírito de Deus, mas sim do demônio; é uma tentação e não um ato de virtude". Francisco tinha o dom da sabedoria. Certa vez, um frade lhe pediu permissão para estudar. Francisco respondeu que, se o frade repetisse com amor e devoção a oração "Glória ao Pai", se tornaria sábio aos olhos de Deus. Ele mesmo, Francisco, era um grande exemplo da sabedoria dessa maneira adquirida.

São Francisco de Assis e os animais

A proximidade de Francisco com a natureza sempre foi a faceta mais conhecida deste santo. Seu amor universalista abrangia toda a Criação, e simbolizava um retorno a um estado de inocência, como Adão e Eva no Jardim do Éden.
Os estigmas de São Franscisco de Assis
Dois anos antes de sua morte, tendo Francisco ido ao Monte Alverne em companhia de alguns de seus frades mais íntimos, pôs-se em oração fervorosa e foi objeto de uma graça insigne.
Na figura de um serafim de seis asas apareceu-lhe Nosso Senhor crucificado que, depois de entreter-se com ele em doce colóquio, partiu deixando-lhe impressos no corpo os sagrados estigmas da Paixão. Assim, esse discípulo de Cristo, que tanto desejara assemelhar-se a Ele, obteve mais este traço de similitude com o Divino Salvador.
Devoção a São Francisco de Assis
No verão de 1225, Francisco esteve tão enfermo, que o cardeal Ugolino e o irmão Elias o levaram ao médico do Papa, em Rieti. São Francisco de Assis perguntou a verdade e lhe dissessem que lhe restava apenas umas semanas de vida. "Bem vinda, irmã Morte!", exclamou o santo.
Em seguida pediu para ser levado à Porciúncula. Morreu no dia três de outubro de 1226, com menos de 45 anos, depois de escutar a leitura da Paixão do Senhor. Ele queria ser sepultado no cemitério dos criminosos, mas seus irmãos o levaram em solene procissão àIgreja de São Jorge, em Assis.

Ali esteve depositado até dois anos depois da canonização. Em 1230, foi secretamente trasladado à grande basílica construída pelo irmão Elias. Ele foi canonizado apenas dois anos depois da morte, em 1228, pelo Papa Gregório IX. Sua festa é celebrada em 04 de outubro.

Por: www.cruzterrasanta.com.br/

Uma cadela-passar todas as noites com um saco na boca quando uma mulher a-seguiu ficou em choque

Ela via esta cadela passar todas as noites por ela, com um saco na boca, e começou a achar aquilo muito estranho… Uma noite ela não aguentou mais ver aquele estranho acontecimento, e resolveu tentar descobrir o porquê seguindo a cadela… Mas o que descobriu foi um choque para ela!
Quem tem pouco sempre fica grato com menos. A história desta cadela traz logo o provérbio à mente. Lilica foi abandonada e adotada por esta proprietária de um ferro velho em São Carlos, interior de São Paulo, no Brasil.
Apesar de receber muito carinho no novo lar, a comida é pouca e Lilica acabou por precisar procurar alimento por conta própria. Mas ao invés de lutar apenas pela própria sobrevivência, Lilica decide pensar nos outros. Sua história é tão inacreditável e tão linda que poderia ser uma inspiração para um filme da Disney.
Lilica mora neste ferro velho. Ela vive ali tranquilamente até que sua nova dona percebe que a cadela começou a desaparecer todas as noites, mas não sabe a onde ela vai.
Eventualmente, ela descobre. E a descoberta a toca profundamente. Todas as noites, Lilica caminha 2 quilómetros por uma estrada. O tráfego é intenso e, na escuridão, o caminho é muito perigoso.
Lilica arrisca todas as noites um atropelamento fatal. Mas, mesmo assim, ela continua indo pontualmente. A cadela tem um encontro marcado todas as noites com uma pessoa especial, a professora Lúcia Helena de Souza.
Quando a dona de Lilica finalmente descobre o que está acontecendo, ficou a saber que as duas já têm se encontrado todas as noites às 21 horas, há anos.
Inicialmente, a professora notou que Lilica ia sempre revirar o lixo perto de sua casa. Apaixonada por animais, ela passou a alimentá-la. Mas logo Lúcia Helena notou um fato curioso. Lilica nunca comia toda a comida que lhe era dada, mas carregava a bolsa de plástico para casa com ela.
Lúcia Helena então aumentou a porção de Lilica, para que ela tivesse mais comida para levar. O que ela não imaginava é o que Lilica estava a fazer.
Todos os dias, Lilica se despede da professora e carrega a “marmita” os 2 quilómetros de volta. Lúcia Helena então decide seguir a cadela e acaba no ferro velho onde ela mora. A professora e a dona de Lilica então descobrem que a cadela não só foi adotada como adotou os demais animais que dividem o ferro velho com ela.
O que começou como uma busca para alimentar 8 filhotes, se transformou numa excursão diária para alimentar todo o bando. É para eles que Lilica traz o saco cheio todas as noites.
Um gato, de quem Lilica cuida como uma mãe. E até uma família de galinhas, que Lilica tenta alimentar também.
Todos eles partilham a marmita trazida por Lilica. E todos os dias os animais sabem que não vão dormir com fome. E tudo por causa dela.
Esses olhos revelam uma personalidade sem igual. Lilica realmente tem uma alma bondosa. Ela é mais humana que muitas pessoas.
Lilica caminha mais de 2 quilómetros por dia para cuidar dos animais com quem vive e que adotou. Ela é uma benfeitora silenciosa. Difícil imaginar que alguém tenha visto algo igual.
Se esta história de bondade e dedicação extrema, que mais parece conto de fadas do que verdade, te tocou, partilha com os teus amigos.
veja o video 

fonte   /www.aguanaboca.or
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NEYMAR PRESENTEIA JOVEM TORCEDOR DO SPORTING GIJÓN COM CAMISA DE JOGO

Autor de dois gols do Barcelona na vitória de 5 a 0 sobre o Sporting Gijón neste sábado, fora de casa, Neymar fez bonito também quando o jogo acabou: o craque brasileiro foi até a beira do gramado e deu sua camisa a um jovem torcedor do Gijón com necessidades especiais.




Fotos: EFE e reprodução

COMEÇA A TEMPORADA DE CAÇA A MICHEL TEMER


Depois de derrubar a presidente Dilma Rousseff e instalar Michel Temer no Palácio do Planalto, a Globo agora descobre que o chamado "petrolão" seria um consórcio entre PT e PMDB; portanto, é chegada a hora de voltar todas as baterias contra os coronéis do partido, presidido por Temer, que fizeram o impeachment para "estancar essa sangria"; reportagem de Época deste fim de semana denuncia o "operador do PMDB", no mesmo momento em que o Supremo Tribunal Federal autoriza a abertura de um procedimento investigativo contra Temer; se ele vier a ser derrubado em 2016, eleições diretas; se isso acontecer em 2017, eleições indiretas comandadas pelo atual Congresso

247 – Consumada a primeira etapa do golpe de 2016, com a derrubada da presidente Dilma Rousseff, é a vez de apontar os canhões para Michel Temer.

É isso o que faz a revista Época, da Globo, em sua capa deste fim de semana, que descobre que o chamado "petrolão" não é obra do PT, mas de um consórcio integrado também pelo PMDB, que era presidido por Temer.

Ao noticiar a Operação Arquivo X, que prendeu Guido Mantega em razão da transferência de R$ 5 milhões, por parte do grupo EBX, à empresa Pólis, de João Santana, Época lembra que outros R$ 7,5 milhões teriam sido transferidos pela Mendes Júnior, ao lobista João Augusto Henriques, que seria ligado a Michel Temer e outros dirigentes do PMDB.

Em outra reportagem na mesma edição, Época aponta para Milton Lyra, que seria o operador do PMDB no Senado.

Tudo isso acontece no mesmo momento em que o Supremo Tribunal Federal autoriza a abertura de um procedimento investigativo contra Temer (saiba maisaqui).

Se ele vier a ser derrubado em 2016, haverá eleições diretas no País.

Se isso acontecer em 2017, eleições indiretas comandadas pelo atual Congresso.

Em delação premiada, Delcídio Amaral afirma que Henriques é apadrinhado de Temer. Leia mais abaixo:

Delcídio afirma que Temer chancelou a indicação de ex-diretores da Petrobras
André Richter - Repórter da Agência Brasil

O senador Delcídio do Amaral (MS) disse em depoimento de delação premiada que o vice-presidente da República, Michel Temer, chancelou a indicação de dois ex-diretores da Petrobras que foram condenados na Operação Lava Jato. Segundo o senador, Temer era “padrinho” de João Augusto Henriques, ex-diretor da BR Distribuidora, subsidiária da estatal, e de Jorge Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras.

Em nota, a Vice-Presidência da República rebateu as declarações de Delcídio, que pediu hoje desfiliação do PT. "Michel Temer nunca foi padrinho de João Augusto Henriques. A indicação do nome dele para ocupar cargo na Petrobras foi feita pela bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, assim como a de Jorge Zelada, posteriormente".

De acordo com depoimento de Delcídio, tomado no dia 11 de fevereiro pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Henriques foi o principal operador de “um dos maiores escândalos envolvendo a BR Distribuidora”, envolvendo uma suposta aquisição ilícita de etanol, entre 1997 e 2000, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Delcídio do Amaral sabe que um dos maiores escândalos envolvendo a BR Distribuidora foi a aquisição ilícita de etanol no período de 1997 a 2000. O principal operador desse esquema foi João Augusto Henriques (ex-diretor da BR Distribuidora), e atualmente preso por ordem judicial da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciaria de Curitiba. A ilicitude ocorreu durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O “padrinho” de João Henriques no esquema do etanol foi Michel Temer, atual vice-presidente da República. A relação entre João Henriques e Michel é antiga e explica a sucessão de Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobras. João Augusto foi o primeiro indicado para essa diretoria para substituir Cerveró, entretanto foi vetado pessoalmente por Dilma Rousseff, substituído por Jorge Zelada, indicação do próprio João Augusto”, diz um dos documentos anexados à delação.

Sobre Jorge Zelada, o senador declarou que Temer teve “grande influência” na substituição de Nestor Cerveró, outro ex-diretor investigado e preso na Lava Jato, por Zelada.

O trecho da delação de Delcídio que menciona Temer é o seguinte:

“Que tais diretores ajudavam as empresas e os partidos recebiam "doações" das empresas em troca; Que, por volta de 2007, era necessário votar no Congresso a CPMF; Que a CPMF havia sido aprovada na Câmara e rejeitada no Senado; Que o PMDB da Câmara condicionou a aprovação da CMPF a eles indicarem o diretor da Diretoria Internacional; Que o PMDB do Senado aceitou passar a Diretoria Internacional para o PMDB da Câmara; Que o nome do PMDB era João augusto Rezende Henriques, que era muito ligado a Michel Temer; Que o nome de Henriques foi avalizado por Michel Temer; Que, no entanto, o nome de João Augusto Rezende foi vetado por Dilma Rousseff (então ministra Chefe da Casa Civil), em razão de ele ter problema no Tribunal de Contas; Que João Augusto Rezende Henriques indicou Jorge Zelada; Que Jorge Zelada foi chancelado por Michel Temer e a bancada do PMDB na Câmara”.

Acidente de Transito com Vítima Fatal, no Centro de Feijó

De acordo com informações da policia militar de Feijó, na tarde desta sexta-feira, 23, por volta das 16h:00, o motorista Antonio Benedito Ferreira Borges, 37 anos, conduzia seu veículo uma caçamba Ford/600 placa MZN 9157, na avenida Placido de Castro, sentido bairro Nair Araújo, quando o adolescente ciclista B. A. R., 15 anos que conduzia juntamente com um garupa, o adolescente I. A. S., 13 anos, sua bicicleta na avenida Placido de Castro, no mesmo trajeto que a caçamba Ford, fazia, quando o adolescente B. A. R., segurou no paralama do lado direito do veículo em movimento e os mesmo perdeu o controle de sua bicicleta e os dois menores adolescente caíram do pneu traseiro da caçamba. 
Foi quando o motorista da caçamba sentiu um balanço no veículo e escutou um barulho e olhou no retrovisor avistando dois indivíduos caídos no chão e logo parou o veículo e desceu do mesmo e começou a prestar socorro aos acidentados. Que segundo uma testemunha que vinha em uma motocicleta, alguns metros atrás do veículo, viu quando o motorista conduzido a caçamba passou por garotos conduzindo uma bicicleta e os mesmos seguraram na lateral do veículo e logo caíram. 
A SAMU foi acionada com urgência, devido aos estados de saúde das vítimas, logo em seguida a mesma chegou e levou os acidentados para o hospital geral de Feijó. Infelizmente o adolescente I. A. S, 13 anos, não resistiu aos ferimentos e a forte pancada que levou na cabeça e veio a óbito às 17h:37.

O senhor Gerânio, proprietário da caçamba Ford/600, chegou logo em seguida no local do acidente e prontificou-se a prestar toda assistência necessária aos acidentados e seus familiares. 
fonte   acrefeijonew.blogspot.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

TSE analisa abrir ações que podem levar à extinção de PMDB e PP


O Tribunal Superior Eleitoral pode abrir representações contra o PMDB e o PP, nos mesmos moldes do que já foi feito contra o PT, por indícios de práticas ilegais, o que pode levar à cassação dos registros dos partidos; "Estamos nesse momento discutindo a sugestão da relatora de ver não só a imputação ao PT, mas também ao PMDB e ao PP, por conta do envolvimento nos mesmos escândalos, a questão de prestação de contas, e o uso indevido de dinheiro público de empresas públicas", disse o presidente do TSE, Gilmar Mendes

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bom dia.


Comunicado a população tarauacaense


Gás de cozinha deve ficar 5,1% mais caro a partir de sexta

A principal distribuidora na região norte do GLP, a Fogás, já repassou o percentual de 5,1% aos seus representantes locais, valor referente ao novo reajuste do gás de cozinha. Com o reajuste o produto deve custar em média, entre R$73,00 a R$75,00, valor final praticado na botija de 13 kg.

Em Cruzeiro do Sul (AC) os donos de revendas ainda comercializam o GLP com preços antigos, R$70,00, devido ao estoque atual. De acordo com Marcio Silva, empresário, o novo valor só será praticado a partir da próxima sexta-feira (23) com a chegada da nova remessa vinda da de Rio Branco (AC).

Em comunicado, a Fogás informou aos seus associados que o reajuste foi motivado pelo dissídio salarial, inflação acumulada no período e aumento de despesas relacionadas a logísticas, principalmente de transporte.

Consumidores da região Norte devem pegar o menor preço pelo gás de cozinha no país, isto porque, as cinco companhias distribuidoras com maior percentual de vendas no Brasil, a Liquigás, Ultragaz, Copagaz, Nacional e Supergasbras estipularam um aumento de 10%, em média, para as regiões Sul e Nordeste. O reajuste ocorre todo mês de setembro. (Com Jurua Online)

Da redação ac24horas 21/09/2016

Temer aumenta carga horária e reduz conteúdo obrigatório

Com informações do G1 22/09/2016 14:32:09

O ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

O objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.

O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800. Com a medida, a intenção do Ministério da Educação (MEC) é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico de incentivo às escolas em tempo integral.

O Ministério da Educação condicionou algumas das mudanças à conclusão do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a BNCC já está em sua segunda versão após ter passado por discussão em todos os estados do Brasil. A conclusão do documento final inicialmente terminaria em junho, mas foi adiada para novembro.

Aspecto legal
A medida provisória apresentada nesta tarde altera artigos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além disso, institui a Política de Fomento à Implementação de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral.

Por ser uma medida provisória, a proposta passa a entrar em vigor imediatamente após a sua edição pelo Executivo. Mas, para virar lei em definitivo, precisa ser analisada em uma comissão especial do Congresso e depois aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

VEJA ABAIXO OS DESTAQUES DA REFORMA

Itinerários formativos e ensino técnico
A medida provisória prevê que o currículo do ensino médio será definido pela Base Nacional Comum Curricular, que está atualmente em debate. Além disso, ele deve ser orientado por cinco “itinerários formativos”: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

“É muito comum, quando conversamos com um jovem do ensino médio, ouvir que aquela escola não dialoga com ele, que aquela escola contraria o seu projeto futuro”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

A MP não dá diretamente ao aluno a chance de escolher seu itinerário, pois estabelece que cada sistema de ensino elabore seu próprio currículo. “Os sistemas de ensino poderão compor os seus currículos com base em mais de uma área prevista”, afirma o texto da Medida Provisória. Por exemplo, pode ser que o aluno queira optar por concluir o ensino médio com ênfase na formação técnica e profissional, mas dependerá de a rede estadual oferecer essa formação.

Aumento da carga horária
A carga horária mínima deve ser progressivamente ampliada para 1.400 horas. Antes, a LDB estabelecia em 800 horas anuais, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos. A MP não estabelece o mínimo de dias letivos.

Além disso, o texto não especifica prazos para que essa ampliação da carga horária aconteça. Em outro artigo, a MP ainda limita em 1.200 horas a carga horária total (dos três anos do ensino médio) que as escolas devem dedicar ao ensino do currículo definido pela Base.

Segundo Maria Helena Guimarães, secretária-executiva do MEC, metade da carga horária de todo o ensino médio deverá ser usada no conteúdo obrigatório que será determinado pela Base Nacional.

Inglês passa a ser obrigatório
O ensino da língua inglesa passa a ser obrigatória a partir do sexto ano. Antes, era obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira moderna a partir do quinto ano. A escolha do idioma, até então, era de responsabilidade da “comunidade escolar”. O ensino de um segundo idioma, preferencialmente o espanhol, deverá ser optativo.

Módulos
A MP determina que o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas.

Vestibulares – processo seletivo
A MP inclui um parágrafo no artigo que regulamenta o ensino superior para, especificamente, determinar o que deve ser referência no conteúdo dos processos seletivos, os famosos vestibulares. Os vestibulares deverão cobrar apenas o que for determinado pela Base Nacional Comum Curricular.

“(O processo seletivo) considerará exclusivamente as competências, as habilidades e as expectativas de aprendizagem das áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular”, afirma o texto da MP.

Professores sem diploma específico
A MP vai permitir que profissionais com notório saber, que seja reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, possam dar aulas de conteúdos de áreas afins à sua formação.

Artes, educação física, filosofia e sociologia fora do ensino médio
Na versão anterior da LDB, o ensino de artes e de educação física estava previsto em todas as etapas da educação básica (infantil, fundamental e médio). Agora, a MP prevê que o ensino dessas duas disciplinas será obrigatório apenas nos ensinos infantil e fundamental.

Ou seja, no ensino médio, ele será apenas opcional. O mesmo acontece com as disciplinas de filosofia e sociologia: um inciso da lei indicava que o ensino delas era obrigatório nos três anos do ensino médio. A MP derrubou esse inciso.

Prazos
A MP dá o prazo de dois anos, após a publicação do texto, para que os currículos dos cursos de formação de professores tenham por referência Base Nacional Comum Curricular.

A MP estipula que a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e duzentas horas da carga horária total do ensino médio. Essa mudança deve ser implementada no segundo ano letivo após a data de publicação da Base.

Incentivo ao ensino médio integral
O documento institui uma política de incentivo financeiro às escolas de ensino médio em tempo integral que forem implementadas a partir da medida provisória. O Ministério da Educação transferirá recursos para os Estados e para o Distrito Federal, anualmente, por no máximo quatro anos para cada escola. O objetivo é que os colégios possam bancar as despesas – é permitido, também, investir na expansão da merenda escolar.

Os valores serão repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com a MP, ainda não foi definida a quantia que será transferida às escolas. Ela vai variar de acordo com o número de alunos que estudam na instituição de ensino beneficiada. Os colégios serão obrigados a comprovar, sempre que pedido, como estão administrando o dinheiro recebido.

VEJA ABAIXO ARTIGOS ALTERADOS NA LDB E NA LEI DO FUNDEB

ARTIGOS DA LDB ALTERADOS
Artigo 24 da LDB
Alterado o inciso I:

COMO ERA
“I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;”

COMO FICOU
“Parágrafo único. A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser progressivamente ampliada, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias de implementação estabelecidos no Plano Nacional de Educação.” (NR)”

Artigo 26 da LDB
Alterado os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º, incluindo ainda um décimo parágrafo no artigo

COMO ERA
“§ 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

§ 2º O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)

§ 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

§ 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

§ 7o Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)”

COMO FICOU
“1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente da República Federativa do Brasil, observado, na educação infantil, o disposto no art. 31, no ensino fundamental, o disposto no art. 32, e no ensino médio, o disposto no art. 36.

§ 2º O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

§ 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática facultativa ao aluno:

§ 5º No currículo do ensino fundamental, será ofertada a língua inglesa a partir do sexto ano.

§ 7º A Base Nacional Comum Curricular disporá sobre os temas transversais que poderão ser incluídos nos currículos de que trata o caput.

§ 10. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro da Educação, ouvidos o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e a União Nacional de Dirigentes de Educação – Undime.” (NR)

Artigo 36 da LDB
COMO ERA
“Art. 36 – O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

I – destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;
II – adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;
III – será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)

COMO FICOU
““Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional:

I – linguagens;
II – matemática;
III – ciências da natureza;
IV – ciências humanas; e
V – formação técnica e profissional.

§ 1º Os sistemas de ensino poderão compor os seus currículos com base em mais de uma área prevista nos incisos I a V do caput.

§ 2º A organização das áreas de que trata o caput e das respectivas competências, habilidades e expectativas de aprendizagem, definidas na Base Nacional Comum Curricular, será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino.

§ 3º Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para a sua formação nos aspectos cognitivos e socioemocionais, conforme diretrizes definidas pelo Ministério da Educação.

§ 4º A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e duzentas horas da carga horária total do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensinos.

§ 5º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar integrada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.

§ 6º Os currículos de ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

§ 7º O ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio.

§ 8º Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede, possibilitarão ao aluno concluinte do ensino médio cursar, no ano letivo subsequente ao da conclusão, outro itinerário formativo de que trata o caput.

§ 9º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação a que se refere o inciso V do caput considerará:

I – a inclusão de experiência prática de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional; e

II – a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.

§ 10. A oferta de formações experimentais em áreas que não constem do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos dependerá, para sua continuidade, do reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, e da inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.

§ 11. Os conteúdos cursados durante o ensino médio poderão ser convalidados para aproveitamento de créditos no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação e homologação pelo Ministro da Educação.

§ 12. A União, em colaboração com os Estados e o Distrito Federal, estabelecerá os padrões de desempenho esperados para o ensino médio, que serão referência nos processos nacionais de avaliação, considerada a Base Nacional Comum Curricular.

§ 13. Ao concluir o ensino médio, as instituições de ensino emitirão diploma com validade nacional que habilitará o diplomado ao prosseguimento dos estudos em nível superior e demais cursos ou formações que pressuponham o ensino médio.

§ 14. Além das formas de organização previstas no art. 23, o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas com terminalidade específica, observada a Base Nacional Comum Curricular, a fim de estimular o prosseguimento dos estudos.

§ 15. Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação, como:

I – demonstração prática;
II – experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar;
III – atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino;
IV – cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais;
V – estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; e
VI – educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.” (NR)”

Artigo 44 da LDB
Um parágrafo foi incluído:

O QUE FOI ACRESCENTADO:
“§ 3º O processo seletivo referido no inciso II do caput considerará exclusivamente as competências, as habilidades e as expectativas de aprendizagem das áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular, observado o disposto nos incisos I a IV do caput do art. 36.” (NR)”

Artigo 61 da LDB
Um inciso foi alterado e outro foi acrescentado

COMO ERA
“III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. (Incluído pela Lei nº 12.014, de 2009)”

COMO FICOU
“III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim; e
IV – profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação para atender o disposto no inciso V do caput do art. 36.”

Artigo 62 da LDB
Teve um parágrafo incluído:
“§ 8º Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.” (NR)”

Alterações na Lei nº 11.494, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB

ARTIGO 10
COMO ERA
“A distribuição proporcional de recursos dos Fundos levará em conta as seguintes diferenças entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica: (…)

XV – educação indígena e quilombola;
XVI – educação de jovens e adultos com avaliação no processo;
XVII – educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, com avaliação no processo.”

COMO FICOU
“A distribuição proporcional de recursos dos Fundos levará em conta as seguintes diferenças entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica:

XIV – formação técnica e profissional prevista no inciso V do caput do art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
XV – segunda opção formativa de ensino médio, nos termos do § 9º do caput do art. 36 da Lei nº 9.394, de 1996;
XVI – educação especial;
XVII – educação indígena e quilombola;
XVIII – educação de jovens e adultos com avaliação no processo; e
XIX – educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, com avaliação no processo.”

CRM-AC repudia tapa de médica em criança, mas não vai investigar caso


Após repercussão de um vídeo onde uma médica dá um tapa em uma criança com Síndrome de Down, o Conselho Regional dos Médicos no Acre (CRM-AC) informou que não pode abrir processo administrativo para investigá-la porque ela não estava no exercício da profissão. Porém, o presidente do conselho, Virgílio Prado, lamentou o episódio e repudiou a reação da médica.
A câmera de segurança de uma unidade de saúde em Rio Branco flagrou o momento em que a médica Sirlândia Brito dá um tapa em um menino de seis anos. Ela e o marido estavam na recepção da unidade, quando tudo aconteceu. Ao G1, a médica disse que não se posicionaria sobre o caso e que resolveria "de outra forma". Os pais do menino registraram um boletim de ocorrência.
O presidente do CRM-AC explica que se reuniu com o jurídico e que seria um erro abrir um processo administrativo para investigar a médica.
"Como ela não estava exercendo a profissão naquele momento, ela é uma cidadã comum. As penalidades cabíveis, sejam civil ou criminal, são semelhantes a qualquer pessoa. Lógico que estamos monitorando as mídias sociais, mas não é cabível um procedimento administrativo contra ela. Seria um erro", explica.
Porém, Prado ressalta que o conselho repudia a atitude da médica e não descarta a possibilidade de soltar uma nota de repúdio contra a profissional. Ele disse ainda que tudo foi explicado para os pais do menino, que procuraram também o CRM-AC.
"Não compactuamos com esse tipo de atitude. Claro que por ser uma médica, acaba caindo sobre toda categoria. As pessoas esperam um pouco mais de humanidade e sensibilidade de um médico, por conta da profissão", finaliza.
Entenda o caso
Um vídeo gravado por uma câmera de segurança registrou o momento em que a médica Sirlândia Brito agride um menino de seis anos, que tem Síndrome de Down, em uma unidade de saúde de Rio Branco. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (21), a mãe da criança, a empresária Liliane Pereira, de 31 anos, contou que a família tem vivido dias de tristeza após o ocorrido. (Veja o vídeo).
O caso aconteceu há uma semana. Na gravação, a médica aparece sentada ao lado do marido. A criança surge e dá um tapa no ombro da mulher. Ela reage rapidamente com outro tapa, que atinge as costas do menino. A mulher ainda olha para a criança depois do tapa, vira o rosto e aponta para o ombro para indicar onde o garoto havia batido. Em seguida, age como se nada tivesse ocorrido.
O pai da criança, o também empresário Daniel Pereira, de 37 anos, afirmou que a família registrou um boletim de ocorrência contra a médica. "Esperamos que seja feita justiça. Estamos passando por uma semana de muitas turbulências em casa. Estamos sofrendo bastante. Esse caso mudou toda nossa rotina", concluiu.
fonte g1.globo.com

TARAUACÁ: ExpoTarauacá e Festival de Verão devem ser suspensos em Tarauacá, recomenda MP


As principais festividades que ocorrem no município de Tarauacá terão suas programações alteradas. O Festival de Verão, previsto para encerrar no próximo dia 25 com atração nacional, deve ser suspenso. O mesmo deve acontecer com a Expo Tarauacá, prevista para ocorrer na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30.

Essa é a recomendação do Ministério Público Eleitoral, publicada na edição desta quinta-feira (22), do Diário Oficial. De acordo com as portarias, as festividades devem acontecer agora somente após o dia das eleições, 2 de outubro.

O Festival de Verão vem acontecendo desde o dia 23 de julho de 2016, todos os domingos, com previsão de encerramento no dia 25. Na cidade estaria havendo publicidade, inclusive pelo secretário de Esporte e Cultura, de que o encerramento ocorreria com uma atração nacional, porém, ofício assinado pelo chefe da Casa Civil diz que o festival vem sendo custeado com recursos do próprio município, sendo que todos os contratos são precedidos de licitação, além de que o município não iria contratar nenhum show de projeção nacional para qualquer evento, incluindo o festival. A lei eleitoral veda a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos nos três meses que antecederem as eleições.

Já a Expo Tarauacá, o promotor de Justiça Eleitoral recomendou que ocorresse também após o pleito eleitoral, mesmo o evento sendo de responsabilidade do governo do Estado em parceria com o Sebrae.Nas portarias o promotor pede que a Prefeitura de Tarauacá publique a recomendação ao público.

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quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sinteac desmente perda de carta sindical e diz que manobra já foi tentada em outras ocasiões

Rosana diz que este golpe já foi tentado com o Simplac, mas bastou entrar na justiça e provar a legalidade do Sinteac e tudo voltou ao normal.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, afirmou na noite desta terça-feira que a notícia divulgada pelo SinproAcre sobre uma suposta perda da carta sindical é inverídica e busca apenas tumultuar o processo.

Rosana disse para os professores ficarem tranqüilos e não se deixarem levar pelo terrorismo praticado, pois tudo será esclarecido na Justiça, como nas vezes anteriores.

Conforme a presidente do Sinteac, com a decisão do Ministério do Trabalho (MT) o sindicato vai entrar na Justiça comum para fazer valer a lei, pois já existe uma instituição devidamente regularizada e autorizada a representar a todos os trabalhadores em educação, sendo que a lei proíbe a existência de dois sindicatos em uma mesma área geográfica e para a mesma categoria.
Professora Rosana Nascimento, presidente do Sinteac /Foto: Reprodução

Segundo Rosana, o que aconteceu foi apenas uma decisão administrativa por setores do MT, onde sequer analisaram os argumentos do Sinteac para evitar todo este problema.

“Eles entraram com o pedido e o Ministério do Trabalho deu 30 dias para os demais sindicatos questionarem o pedido. Nós apresentamos o quetionamento legal, mas até agora o MT não respondeu ao nosso questionamento e, estranhamente, deu uma resposta positiva para eles”, disse Rosana.

A sindicalista disse que o caso é o já tentado anteriormente pelo mesmo grupo, onde conseguiram um registro no MT para o extinto Simplac, mas depois perderam a causa na Justiça.

“Isso já foi tentado antes, com eles até conseguindo convencer alguns professores a migrarem para lá. Mas foi só provar na Justiça a legalidade do Sinteac como representante histórico de todos os servidores em educação no Estado e o registro do Simplac foi cassado. Depois, todos os professores enganados retornaram para o representante histórico e legal, o Sinteac”, informou Rosana.

Rosana destacou que o melhor para os trabalhadores seria a união em prol do Sinteac, que já tem um patrimônio físico, com sede administrativa e social, e mesmo imaterial, com um nome conhecido e respeitado.

“A união seria o ideal, mas os grupos divisionistas, que não conseguem ganhar nas urnas, tentam dar um golpe no sindicato histórico e criar outra instituição. Mas temos confiança na Justiça, ainda que isso possa até representar um custo desnecessário para o Sinteac”, afirmou.

Nota de Esclarecimento do Sinteac

O SINTEAC, por meio de sua Presidente, vem esclarecer a base de trabalhadores em educação do Estado do Acre, a respeito da notícia veiculada acerca da concessão de registo sindical ao SINPROACRE e a sua atuação sindical.

Inicialmente, que o registro sindical do SINPROACRE não está consolidado, tendo em vista que a premissa essencial para sua validação seria a não constatação de outro sindicato registrado na mesma base e, no caso, resta claro que o SINTEAC é o sindicato mais antigo e representa toda a categoria profissional da educação.
O SINTEAC entende que as razões administrativas do MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, que autorizaram o registro sindical do SINPROACRE, são absolutamente frágeis e ferem o que está insculpido no art. 8º, II, da CF/88, que trata do princípio da unicidade sindical, cujos critérios adotados pelo Ministério do Trabalho não atendem aos mínimos regramentos de verificação de representatividade.

Antes, esse registro fora tentado e, judicialmente, cassado diante da aberração que apresentava. Novamente, buscaremos a impugnação judicial, porque falta ao SINPROACRE o pressuposto da representatividade, condição jurídica primordial ao seu registro e, consequentemente, legitimação para sua atuação.

O SINTEAC ainda é o único sindicato da categoria de educação, não havendo razão para os questionamentos apresentados na mídia, particularmente provocada para instaurar instabilidade na base profissional.

O que legitima um sindicato é sua luta e sua defesa dos interesses da categoria que representa e não a busca incessante de uma legitimação artificial, que trará ganhos financeiros significativos.

A assessoria jurídica do SINTEAC já está providenciando as medidas judiciais para cancelar o registro sindical do SINPROACRE, a exemplo do que aconteceu no passado recente.

Assim, não há razão para qualquer preocupação de nossos filiados, porque o SINTEAC impedirá a atuação de qualquer outra entidade aventureira, cuja pretensa criação não represente a efetiva vontade da categoria.

Não é verdade que os professores devem migrar para o Tal Simproace, os professores podem continuar filiados ao SINTEAC não terão prejuízo nenhum, o trabalhador é livre para escolher em qual sindicato deve ficar filiado, além do que o SINTEAC é o único legitimo sindicato dos professores, funcionários, ativos e aposentados, bem como os terceirizados. Com registro de mais de 30 anos e uma historia de luta de mais de 52 anos, a justiça já nos garantiu este direito com relação a SIMPLAC e vai continuar garantindo com esse SIMPROACRE.

Rio Branco-AC, 20/9/2016

Assecom/Sinteac

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança registrou o momento em que a médica agride um menino de 6 anos, que tem Síndrome de Down,

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança registrou o momento em que a médica Sirlândia Brito agride um menino de 6 anos, que tem Síndrome de Down, em uma unidade de saúde de Rio Branco(AC). Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (21), a mãe da criança, a empresária Liliane Pereira, de 31 anos, contou que a família tem vivido dias de tristeza após o ocorrido.
A médica disse que não queria se pronunciar sobre o caso e se limitou a dizer que ele será resolvido. "Não quero falar nada. Isso aí a gente vai resolver de outras formas. Vai ser resolvido", disse Sirlândia.
O caso aconteceu há uma semana. Na gravação, a médica aparece sentada ao lado do marido. A criança surge e dá um tapa no ombro da mulher. Ela reage rapidamente com outro tapa, que atinge as costas do menino. A mulher ainda olha para a criança depois do tapa, vira o rosto e aponta para o ombro para indicar onde o garoto havia batido. Em seguida, age como se nada tivesse ocorrido.
Ainda muito abalada, a mãe do menino contou que estava com a criança na unidade para um atendimento na área administrativa e que a médica, que também aguardava por atendimento, estava sentada na fileira da frente. A criança teria dado um tapa nas costas do marido da mulher, que estava sentado ao lado dela, e depois voltado a dar um tapa nas costas da médica.
"Quando eu estava no atendimento, meu filho deu outro tapa nos ombros dela e foi quando ela deu um tapão nas costas dele. Como eu estava de costas, não vi. Só percebi que ela estava falando alguma coisa para o marido dela. Fui até ela e perguntei se estava incomodada com meu filho. Foi quando ela falou que ele era doido, que criança como ele tinha que andar amarrada e que não pode andar em sociedade, que era débil mental", contou a empresária.

Família de menino com síndrome de down diz que registrou agressão de médica na polícia  (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
Uma outra pessoa que estava no local foi quem teria contado para a mãe que a médica tinha dado um tapa na criança. "Errei por não ter chamado a polícia na hora. Fiquei chocada com aquilo tudo. Nunca imaginei que passaria por uma situação como aquela. Quando ele bate assim é para chamar atenção, só como uma forma de brincar mesmo, assim como qualquer criança", disse.
A mãe contou que o comportamento do menino mudou completamente após o ocorrido e que ele foi levado para a psicóloga. "Até hoje meu filho está muito nervoso com o que aconteceu. Está tendo pesadelos e tendo que dormir com a gente. Acorda gritando e fica batendo na gente enquanto dorme. A psicóloga disse que ele está com o comportamento agressivo. Para a gente já é difícil assimilar tudo isso, para ele é ainda pior", relatou.
O pai da criança, o também empresário Daniel Pereira, de 37 anos, afirmou que a família registrou um boletim de ocorrência contra a médica. "Esperamos que seja feita justiça. Estamos passando por uma semana de muitas turbulências em casa. Estamos sofrendo bastante. Esse caso mudou toda nossa rotina", concluiu.
Veja o vídeo 
  
fonte  g1.globo.com/ac/acre

Homem foi executado com três tiros na noite desta terça-feira (20),

Antonio Pereira da Silva, de 50 anos, foi executado com três tiros na noite desta terça-feira (20), dentro da residência localizada na Ramal do Zezé, região do bairro Belo Jardim II, em Rio Branco.
Segundo o coletado pela Polícia Militar, Antônio, a esposa e a filha já estavam dormindo quando três homens armados arrombaram a porta principal da casa e invadiram a residência. A mulher e a criança chegaram a ser afastadas pelos criminosos para um cômodo da casa, ficando apenas com Antônio para iniciar a execução. No total foram três tiros sendo um no pescoço, outro na cabeça e um no ombro. Ainda segundo o coletado, Antônio era usuário de drogas. 
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada pela esposa, mas, só puderam atestar o obito.
Os militares realizaram patrulhamento pela área e regiões adjacentes, porém, os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
fonte www.oriobranco.net

CORCOVADO E CONQUISTA CELEBRAM APOIO AO DOUTOR RODRIGO E BATISTA EM GRANDE CAMINHADA

Os candidatos majoritários da Frente Popular de Tarauacá I, Doutor Rodrigo e Batista festejaram com os moradores dos bairros Corcovado e Conquista na noite desta terça-feira, 20, em uma grande caminhada. Os moradores vestiram vermelho nas casas, nas ruas, carros, motos e nas bicicletas para caminhar ao lado de Doutor Rodrigo e Batista, além de declarar apoio à campanha "Pra Fazer Mais". O ato contou ainda com a presença do deputado federal, Móises Diniz, candidatos proporcionais e de centenas de militantes que povoaram as ruas da cidade.
“Há mais de 3 anos nossa cidade nasceu de novo! E de lá pra cá tem recebido a melhor educação, tem avançado na saúde, tem se industrializado, tem asfaltado ruas, iluminado casas, tem mudado a vida das pessoas”. Declarou o aposentado do Soldado da Borracha, Sr. Pompeu em referência ao trabalho de Doutor Rodrigo, lembrando ainda, que nenhuma outra gestão trabalhou com a seriedade e competência respectiva de Doutor Rodrigo e Batista.
Doutor Rodrigo destacou sua felicidade em ver a região do Corcovado e Conquista prosperar cada vez mais e garantiu que anseia trabalhar muito mais para que a cidade avance e alcance mais desenvolvimento em todos os setores.
“Aqui nós temos compromisso com a vida das pessoas, com o futuro de Tarauacá e junto com vocês, cheios de esperança e alegria, nós iremos vencer. Quero continuar trabalhando pela juventude, por melhorias na Saúde e Educação, pelos trabalhadores do campo e da cidade”, enfatizou.

“Doutor Rodrigo, Tarauacá ainda precisa de você”

“Eu precisava te dar uma abraço, Doutor Rodrigo, e dizer que Tarauacá ainda precisa de você, o Corcovado tá andando contigo porque ainda quer tua vitória, e no dia 2 é isso que você vai ser: um vencedor”, afirmou cheia de entusiasmo a aposentada, Dona França.


























Assessoria 





Postado por Carlos Voz de Ouro

REFORMA TRABALHISTA FICA PARA SEGUNDO SEMESTRE DE 2017, DIZ MINISTRO

"Questão é complexa, precisa ter ampla participação de todos os setores. Dada a complexidade, a decisão do governo é deixar a modernização para o segundo semestre de 2017", afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; segundo ele, prioridade atual é resolver a crise fiscal; Nogueira também destacou que "a orientação do presidente Michel Temer é muito clara, é de preservar direitos"

247 - O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira disse que a reforma trabalhista só devera ser apresentada pelo governo Michel Temer ao Congresso no segundo semestre do próximo ano. "A questão é complexa, precisa ter ampla participação de todos os setores. Dada a complexidade, a decisão do governo é deixar a modernização para o segundo semestre de 2017" disse Nogueira.

O ministro destacou, ainda, que o foco atual é resolver a crise fiscal, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o limite dos gastos públicos, "De que adiantaria a modernização (trabalhista) se a economia não voltar ao êxito?", questionou durante sua participação do Fóruns Estadão Brasil Competitivo, em São Paulo.

Segundo ele, esta havendo um empenho do governo para debater as questões da reforma trabalhista com sindicatos, trabalhadores e empregadores para "aventar propostas e elaborar ideias" antes de apresentar um projeto definitivo. Apesar disso, ele assegurou que o governo "não apresentará prato feito" antes de conversar com todos os setores envolvidos.

Ele também voltou a negar que o Governo temer pretenda suprimir direitos trabalhistas já assegurados e disse considerar um "disparate" a afirmação atribuída a ele de que pretende implantar uma jornada trabalhista de 12 horas diárias. "Jamais defendi qualquer supressão de direitos, tampouco um aumento de jornada diária de trabalho para 12 horas, o que seria um verdadeiro disparate", afirmou.

"A orientação do presidente Michel Temer é muito clara, é de preservar direitos. Pois direito não se revoga, direito você aprimora", assegurou antes de dizer que o governo Temer é "preocupado" com a situação do trabalhador.