quinta-feira, 9 de maio de 2024

SUCESSÃO MUNICIPA EM TARAUACÁ: A BOLA ESTÁ NO CENTRO DO CAMPO, O JOGO VAI COMEÇAR



Faltando menos de cinco meses para as eleições municipais, os times em disputa estão definidos. Falta apenas poucos arranjos na composição da chapa, mas nada substancial que possa alterar a correlação de forças dos candidatos que vão se encontrar.

Do lado do projeto progressiva (Tarauacá para todos) liderado pelo o médico, Rodrigo Damasceno, que compõe uma aliança do PP, Federação (PT- PCdoB- PV), PSDB e, possivelmente o MDB, falta apenas a definição do nome vai compor a Chapa de vice.

Essas eleições de 2024 em Tarauacá, aponta para uma polarização entre a candidata detentora da máquina municipal, que vai apostar tudo pela sua reeleição com o ex-Prefeito Rodrigo Damasceno, que conta o apoio do partido do governador e dos partidos da base de apoio do presidente Lula.

Não haverá uma terceira ou quarta via com possibilidades de acumular forças para equilibrar o jogo e entrar na disputa. Na disputa pelas 13 Vargas na Câmara de vereadores, a aliança capitaneada por Rodrigo deve eleger maioria. Tem três fortes chapas de vereadores e 8 vereadores dos 11atuis.

A atual prefeita, vai jogar tudo na utilização da máquina como forma de angariar votos, tendo em vista seu pífio desempenho administrativo até o momento. Rodrigo utilizará a forte base de apoio que conseguiu juntar. O debate de comparação sobre quem fez mais pela saúde, a educação, produção, assistência social e infraestrutura deve vir a tona.

Mais importante que comparação do feito dos dois projetos em disputa, é observar as propostas de compromissos dos postulantes a posição de comando da prefeitura neste momento de crise climáticas e de carência de políticas públicas no município. A população certamente acompanhará com muita atenção e saberá distinguir o que são compromissos fáticos e promessas enganosas.

É importante destacar que o ex prefeito Rodrigo foi o único prefeito que tentou construir uma cidade planejada sustentável e segura. Realizou levantamento de todo o perímetro urbano definindo as áreas de risco, elaborou projetos técnicos para organizar o crescimento da expansão urbana, enfrentou e proibiu novas construções em áreas de APPs. Por essa razão sofreu críticas e desgastes políticos dos que não enxergam horizontes de uma cidade mais humana e habitável.

A bola está centro do campo para iniciar jogo. Que seja um jogo limpo, jogado com a inspiração ética e amor ao chão e as cores de Tarauacá. Que o juiz do jogo não permita mais jogo desleal, carimba e sacolões para enganar o povo.

Escrito or Chagas Batista
Ex-verador e ex-vice prefeito de Tarauacá.

Por blog do acciolytk

Concurso Tribunal de Contas do Acre: novo edital deve ofertar 50 vagas



As 50 vagas serão destinadas para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Analista Administrativo e Analista Ministerial.

Veja a distribuição abaixo:

20 vagas para Analista de Tecnologia da Informação
20 vagas para Analista Administrativo
10 vagas para Analista Ministerial

Todos os cargos citados exigem nível superior de formação na área demandada. De acordo com as medidas para a abertura de um novo concurso TCE AC, o edital deve ser publicado ainda em 2024.

A proposta foi assinada pelo presidente da Corte, conselheiro Ribamar Trindade, que argumenta que o Tribunal de Contas do Acre encontra-se abaixo do limite de gatos com pessoal e a realização de um novo certame está dentro dos limites financeiros.

Vale lembrar que a comissão já está formada, que tem por objetivo realizar o levantamento e produção de informações referentes à necessidade de realização de concurso público.

A proposta está prevista para ser analisada nas comissões da Aleac ainda nesta terça-feira e votada nesta quarta-feira (8).

Último concurso TCE AC

Publicado em 2008, o último concurso TCE AC foi organizado pelo Cebraspe e ofertou 100 vagas para o cargo de Analista de Controle Externo, nas seguintes especialidades:Administração Pública e/ou de Empresas (22);
Arquitetura (1);
Biologia (1);
Ciências Contábeis (22);
Ciências Econômicas (22);
Direito (22);
Engenharia Civil (3);
Engenharia Florestal (2);
Geografia (1);
Processamento de Dados (4).

Na época, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos.

A prova objetiva foi composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo:20 questões de Conhecimentos Básicos
30 questões de Conhecimentos Complementares
50 questões de Conhecimentos Específicos

A prova discursiva, por sua vez, exigiu a produção de um texto ligado ao tema proposto pela banca.

Resumo do Concurso TCE ACSituação: comissão formada
Vagas: 50

Cargos:Analistas de Tecnologia da Informação
Analista Administrativo
Analista Ministerial
Escolaridade: nível superior
Salários: a definir


Por Alto Acre.

Por blog do accioly

Governo Federal lança edital para levar internet de alta qualidade a escolas públicas do Acre

Foram selecionadas 76 unidades de ensino em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Assis Brasil.


Os ministérios das Comunicações e da Educação, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciaram, nesta quarta-feira, 8, o lançamento do edital que vai levar internet de alta qualidade a 76 escolas públicas no Acre.

A iniciativa abrange unidades de ensino básico que não possuem acesso à internet ou dispõem de conexão inadequada para fins pedagógicos.

Foram selecionadas 43 escolas em Cruzeiro do Sul, 15 em Sena Madureira, sete em Tarauacá, sete em Feijó e quatro em Assis Brasil.

A previsão é que essas unidades de ensino recebam estruturas de conectividade até 2026.

A verba virá do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e atende ainda colégios dos estados do Amazonas, Amapá e Pará, no Norte, e Bahia, Maranhão e Paraíba, no Nordeste.

(A Gazeta do Acre)

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Após pedido de Bocalom, Lula anuncia envio de 30 ônibus elétricos para Rio Branco

Os novos veículos devem beneficiar mais de 360 mil pessoas na capital acreana
Suene Almeida, ContilNet

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quarta-feira (8), o envio de 30 ônibus elétricos para renovação da frota de ônibus da capital acreana. Além disso, Rio Branco deve receber mais dois projetos de regularização fundiária.

O envio dos novos ônibus faz parte de mais uma etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. O prefeito Tião Bocalom apresentou na última segunda-feira (6) o primeiro ônibus, que já está em teste na capital acreana, enviado pela empresa Marcopolo. Avaliado em cerca de R$ 4 milhões, o ônibus ficará rodando em Rio Branco por 60 dias, segundo o prefeito.

O primeiro ônibus chegou na semana passada/Foto: Juan Diaz/ContilNet

De acordo com a presidência da República, a aquisição dos ônibus faz parte do subeixo de “Mobilidade Urbana e Sustentável”, e deve beneficiar mais de 360 mil pessoas na capital acreana, o que equivale a 44% da população de todo o estado.

Do total de 30 ônibus que devem ser enviados para Rio Branco, 20 deles são do modelo “padron” e outros 10 são articulados. Alguns motoristas já estão recebendo treinamento para conduzir os novos veículos.

Já os projetos de regularização fundiária fazem parte do programa “Periferia Viva – Urbanização de Favelas”, com ações voltadas para áreas em situações de maior vulnerabilidade social.

Por https://contilnetnoticias.com.br/

Renúncia forçada de José Augusto de Araújo completou 60 anos nesta quarta sem manifestações no meio político acreano


Governador do Acre, José Augusto de Araújo e presidente João Goulart defendiam reforma agrária — Foto: Acervo histórico do Museu Universitário da Ufac

Neste dia 8 de maio de maio se completam seis décadas de um episódio dos mais relevantes para o contexto político acreano, mas que não foi não merecedor de manifestações nas redes sociais pelas principais figuras da conjuntura política atual: a deposição ou renúncia forçada do primeiro governador eleito democraticamente no estado – José Augusto de Araújo.

O historiador Marcos Vinicius Neves, por meio do Facebook, chamou a atenção para o silêncio. “Completo silêncio na mídia, instituições e políticos acreanos… Há 60 anos, 08 de maio de 1964, o primeiro governador acreano eleito democraticamente, José Augusto de Araújo, foi obrigado a renunciar. Um expurgo político, produto da Ditadura Militar”, postou.

Em seguida, Neves citou um trecho da música Cálice, composição de Chico Buarque e Gilberto Gil. “Esse silêncio todo me atordoa, atordoado eu permaneço atento na arquibancada, pra a qualquer momento, ver emergir o monstro da lagoa”.

A filha e herdeira política do ex-governador, a ex-vice-governadora Nazaré Araújo, também não havia feito menção à data histórica nas suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook até o fechamento desta publicação.

José Augusto de Araújo foi eleito de forma direta em 1962 e empossado em 1963. Após uma breve e conturbada administração, ele foi deposto em 8 de maio de 1964 por um golpe implementado pela 4ª Companhia do Exército, tendo à frente o capitão Edgard Pedreira de Cerqueira Filho.

Foto: Acervo histórico do Museu Universitário da Ufac

Mais adiante, em 4 de julho de 1966, Araújo foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos com base no Ato Institucional nº 2, editado em 27 de outubro de 1965. A cassação só seria revogada em 2014, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Na ocasião, a viúva de José Augusto, Maria Lúcia Melo de Araújo, disse que a devolução do mandato era dedicada ao povo acreano. “A devolução desse mandato não é para ele, pois ele está em um lugar muito bom, é para o povo. Pois foi o povo acreano que o elegeu e o colocou lá em cima com a esperança de que dele fizesse muita coisa boa pelo Acre. Mas, infelizmente, veio o golpe e não podemos fazer nada”, afirmou.

José Augusto de Araújo morreu no Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1971, aos 41 anos, depois de ter cumprido prisão domiciliar e enfrentado problemas de coração.

Por ac24horas.com

Nova lei do Imposto de Renda coloca usuários do PIX na malha-fina


O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal cobrado sobre a renda dos cidadãos brasileiros, calculado com base nos ganhos obtidos durante o ano. É importante esclarecer que, ao ultrapassar um certo limite de renda, o contribuinte é obrigado a declarar seus rendimentos à Receita Federal, informando a origem do dinheiro e detalhando todas as fontes de receita.

A transparência nessas informações é fundamental para manter a conformidade com as leis fiscais. Um aspecto importante a ser considerado é que deixar de declarar o Imposto de Renda pode resultar em consequências sérias, como a perda do direito à restituição, restrições na emissão de documentos oficiais, impossibilidade de participar de concursos públicos, e até mesmo dificuldades para obter empréstimos.

O PIX, desenvolvido pelo Banco Central, é um sistema de transferência de dinheiro amplamente adotado no Brasil por pessoas físicas e jurídicas. Com sua rapidez, gratuidade e disponibilidade 24 horas por dia, ele se tornou uma das formas mais populares de pagamento.

No entanto, há quem questione se as transações feitas por PIX devem ser incluídas na declaração do tributo. Um novo decreto relacionado ao Imposto de Renda esclarece que nem todas as transações realizadas por PIX precisam ser informadas na declaração do IRPF.

O que deve ser relatado são os valores recebidos como remuneração financeira, desde que não sejam doações ou presentes. Portanto, se você recebeu dinheiro via PIX como pagamento por algum serviço ou produto, deve incluí-lo na sua declaração.

No entanto, se o PIX foi utilizado para pagar contas ou outras despesas pessoais, não é necessário declarar essas operações. Com isso, o medo da malha fina deixa de estar relacionado ao uso do PIX. A nova regulamentação do Imposto de Renda requer que o contribuinte informe apenas as receitas que constituem remuneração financeira ao fisco.

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Até 2023, quando os contribuintes informaram os valores de 2022, a declaração foi fixada como obrigatória para quem teve renda tributável acima de R$ 28.559,70 no ano.

A Receita Federal pode aumentar ou continuar com esse limite. Mas especialistas avaliam que não deve mudar. Considerando os limites que vigoraram no ano passado, estão na lista de obrigatoriedade de declaração:

Todas as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis (salários, aposentadoria, aluguéis, etc.) acima do teto que ainda será estipulado pela Receita

Em 2023, a declaração foi obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 e rendimentos isentos acima de R$ 40 mil;

Com receita bruta de atividade rural acima de R$ 142.798,50;

Que realizaram operação em bolsas de valores acima de R$ 40 mil;

Que tinham em 31 de dezembro posse ou propriedade de bens acima de R$ 300 mil;

Bem como pessoas que se tornaram residentes no Brasil.

Quem não precisa declarar o Imposto de Renda?

Conforme a Receita Federal, não precisa declarar IR em 2024, quem:

Não se enquadrar em nenhuma das situações acima;

Constar como dependente em declaração de outra pessoa, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, se possuir;

Teve seus bens e direitos declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não seja maior que o limite em 31 de dezembro.

Quais são os documentos exigidos na declaração do Imposto de Renda?

Informes de rendimentos;

Recibos de despesas médicas e com educação;

CPFs dos dependentes;

Informes de aplicações financeiras;

Recibos de aluguéis pagos ou recebidos;

Comprovantes de aquisições (documentos que comprovem a compra de imóveis ou veículos);

Comprovantes de dívidas contraídas (documentos que comprovem a contração de dívidas superiores a R$ 5 mil)

Documentos que registrem a posição acionária em uma empresa, se a pessoa tiver.

Fonte: .fdr

Com reajuste acima da inflação, governo do Acre concederá novo aumento salarial a servidores públicos em junho


No fim de junho deste ano, o governo do Estado reafirmará, mais uma vez, o compromisso com a valorização profissional de 53,7 mil servidores públicos acreanos, ao conceder um novo Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%. O benefício contempla trabalhadores em atividade, aposentados e pensionistas.

O aumento salarial ocorrerá acima da inflação oficial do país. Para 2024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está projetado em 4%. Esta é a segunda, de quatro parcelas anuais, iguais e não cumulativas, que serão implementadas até 2026. Ao todo, o aumento chegará a 20,32%.


No fim de junho, o governo do Estado concederá aumento salarial de 5,08% aos servidores públicos. A medida beneficia mais de 53,7 mil trabalhadores. Foto: arquivo/Secom

O incremento mensal à folha de pagamento será de R$ 18,1 milhões, que saltará de R$ 408,7 milhões para R$ 426,9 milhões, e é resultado de rigoroso estudo técnico das equipes econômica, jurídica e de planejamento do Poder Executivo estadual.

O reajuste conta com o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não coloca em risco a assiduidade no pagamento da folha de pagamento dos funcionários públicos.

O governador Gladson Cameli lembrou do empenho do Estado com os servidores públicos. Nos últimos anos, além de manter os vencimentos rigorosamente em dia, o governo tem antecipado o pagamento de proventos e o 13° salário do funcionalismo.

“São estes homens e mulheres determinados que fazem o serviço público funcionar, todos os dias, nos 22 municípios. Por tudo o que eles representam para o desenvolvimento do nosso Acre, estes trabalhadores merecem todo o respeito e reconhecimento, por tudo o que fazem pela população”, afirmou o governante.

(Agência/Acre)

Em Nota Oficial Delegado garante aumento de atendimento para emissão da Carteira de Identidade em Tarauacá



A Polícia Civil do Acre esclarece que o recente aumento no atendimento para emissão da Carteira de Identificação Nacional, na cidade de Tarauacá, foi motivado pelo considerável número de indivíduos buscando regularizar seus documentos para participar do programa federal Pé de Meia. Este incremento súbito gerou desconforto aos que procuraram pelos serviços.

Em resposta a essa demanda crescente, a direção da delegacia decidiu aumentar os atendimentos diários de 30 para 45, a ser implementado a partir da próxima segunda-feira, 13. Esta medida visa otimizar o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais de identificação.

A instituição destaca que, no período de janeiro de 2022 a abril de 2024, já foram realizadas mais de 8.700 emissões de documentos na delegacia geral em Tarauacá, além de três ações solidárias que beneficiaram mais de 900 pessoas.

É importante salientar que os documentos emitidos possuem validade até 2032, portanto, não há necessidade de que todos busquem os serviços de forma imediata. A Polícia Civil reitera seu compromisso com o atendimento à comunidade e agradece a compreensão de todos.

José Ronério da Silva

Delegado de Polícia Civil do Acre

TARAUACÁ: POPULAÇÃO CHEGA ÀS 19 HORAS, DORME AO RELENTO E SOFRE PARA TENTAR A EXPEDIÇÃO DE UMA RG NO OUTRO DIA PELA MANHÃ NA DELEGACIA LOCAL


Pessoas dormindo ao relento para tentar tirar uma ficha no outro dia

Em Tarauacá, o terceiro maior município do Acre em habitantes, a procura pela emissão de Carteiras de Identidades tem sido muito maior que a oferta do estado através da Delegacia de Polícia Local. São apenas 30 (trinta) carteiras emitidas por dia, sendo 15 pela manhã e 15 pela tarde. Por essa razão, as pessoas que habitam na zona urbana e também as comunidades rurais, estão chegando à delegacia às 19 h (7 horas da noite) para assegurarem uma ficha no outro dia a partir das 6 horas da manhã. Essas cenas se repetem ha muito tempo.

Familias chegam as 19 horas. As fichas são distribuidas no dia seguinte pela manhã

Para aguardar a noite inteira pra ver se conseguem uma ficha no outro dia de manhã, os tarauacaenses entre crianças, jovens, adultos e idosos, estão dormindo ao relento, na frente de um açougue situado nas proximidadss da delegacia. Eles levam agasalhos, parentes, a mamadeira das crianças e a indispensável garrafa de café. "Enquanto uns dormem, outros 'pastoram' através de um revezamento estabelecido por nós", disse um morador. "Os que moram na zona rural a espera é muito maior. Eles vêm de suas comunidades ribeirinhas e ficam morando no barco, até o horário de virem pra delegacia para buscar atendimento, sabe-se lá quando. Outras famílias inteiras chegam dos ramais. O sofrimento é grande", finalizou o servidor.

Mães de familias e crianças com mamadeira constatam o desespero das pessoas

Informações colhidas pelo blog, dão conta de que a estrutura montada pelo estado para a expedição do documento não está sendo suficiente para atender todos. "Existem apenas uma máquina e dois servidores cedidos pela prefeitura e pela câmara para realizarem o serviço. Um atende pela manhã e o outro à tarde. Precisamos de mais máquinas, mais servidores e mais parceiros para ajudar a população a não passar por esse constrangimento apenas para solicitar um documento que é seu de direito", disse um servidor que pediu pra não ser identificado.

Outra solução apontada seria uma parceria entre prefeitura, estado e iniciativa provada para a criação em Tarauacá, de uma Central de Serviços Públicos - OCA, que amenizaria a situação não só de quem precisa expedir uma RG, mas também outros documentos e serviços públicos.

UM VÍDEO (ABAIXO) GRAVADO POR UM POPULAR E DIVULGADO NO INSTAGRM NO 'NÓIS NA NET" , MOSTRA A REALIDADE.


DO BLOG.

Fica aqui o apelo para que haja com muita brevidade uma intervenção dos poderes constituídos, representantes do povo na Câmara de Vereadores, na ALEAC, Câmara Federal e Senado, para que uma medida emergencial seja tomada até que se monte uma estrutura maior que não permita que o povo, que ja tem suas dificuldades diárias, ainda tenha que passar por essa situação vexatória.

Por blog do acciolytk

TARAUACÁ: Vereadores aprovam Lei dos "Ubers" - Executivo Municipal deve sancinar em breve. (RESUMO DA SESSÃO SEMANAL)



Por Reginaldo Palazzo - Os vereadores votaram hoje o Projeto de Lei Nº 035 que estava tramitando na Casa.

Esse PL dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros por meio de aplicativo ou outra tecnologia de comunicação em rede.

Portanto, o Presidente Pedro Claver suspendeu a Sessão para assinatura dos pareceres.

No retorno, o mesmo foi colocado em votação e aprovado por unanimidade entre os presentes tornando-se a Lei Nº 1089/2024 assim que for sancionada por parte do Executivo Municipal.

" Aprovamos a Lei 1089, agora os motoristas de aplicativos poderão trabalhar com mais tranquilidade. Lembrando que uma lei federal sobre esse assunto ainda tramita em Brasília. Disse o Presidente Pedro Claver.

Do gabinete do vereador Dikim veio o Requerimento Nº 019/2024 para que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação realize a convocação de professores do concurso público cujo edital tem o Nº002/2019.

Finalizando as proposições, do gabinete do vereador Valdor do Ó, veio o Requerimento Nº 020/2024solicita que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras encaminhe o cronograma de 2024 das aberturas e limpeza de ramais.

(assessoria)

TARAUACÁ: POPULAÇÃO CHEGA ÀS 19 HORAS, DORME AO RELENTO E SOFRE PARA TENTAR A EXPEDIÇÃO DE UMA RG NO OUTRO DIA PELA MANHÃ NA DELEGACIA LOCAL



Em Tarauacá, o terceiro maior município do Acre em habitantes, a procura pela emissão de Carteiras de Identidades tem sido muito maior que a oferta do estado através da Delegacia de Polícia Local. São apenas 30 (trinta) carteiras emitidas por dia, sendo 15 pela manhã e 15 pela tarde. Por essa razão, as pessoas que habitam na zona urbana e também as comunidades rurais, estão chegando à delegacia às 19 h (7 horas da noite) para assegurarem uma filha no outro dia a partir daS 6 horas da manhã. Essas cenas se repetem ha muito tempo.


Para aguardar a noite inteira pra ver se conseguem uma ficha no outro dia de manhã, os tarauacaenses entre crianças, jovens, adultos e idosos, estão dormindo ao relento, na frente de um açougue situado nas proximidadss da delegacia. Eles levam agasalhos, parentes, a mamadeira das crianças e a indispensável garrafa de café. "Enquanto uns dormem, outros 'pastoram' através de um revezamento estabelecido por nós", disse um morador. "Os que moram na zona rural a espera é muito maior. Eles vêm de suas comunidades ribeirinhas e ficam morando no barco, até o horário de virem pra delegacia para buscar atendimento, sabe-se lá quando. Outras famílias inteiras chegam dos ramais. O sofrimento é grande", finalizou o servidor.

Mães de familias e crianças com mamadeira constatam o desespero das pessoas

Informações colhidas pelo blog, dão conta de que a estrutura montada pelo estado para a expedição do documento não está sendo suficiente para atender todos. "Existem apenas uma máquina e dois servidores cedidos pela prefeitura e pela câmara para realizarem o serviço. Um atende pela manhã e o outro à tarde. Precisamos de mais máquinas, mais servidores e mais parceiros para ajudar a população a não passar por esse constrangimento apenas para solicitar um documento que é seu de direito", disse um servidor que pediu pra não ser identificado.

Outra solução apontada seria uma parceria entre prefeitura, estado e iniciativa provada para a criação em Tarauacá, de uma Central de Serviços Públicos - OCA, que amenizaria a situação não só de quem precisa expedir uma RG, mas também outros documentos e serviços públicos.

UM VÍDEO (ABAIXO) GRAVADO POR UM POPULAR E DIVULGADO NO INSTAGRM NO 'NÓIS NA NET" , MOSTRA A REALIDADE.


DO BLOG.

Fica aqui o apelo para que haja com muita brevidade uma intervenção dos poderes constituídos, representantes do povo na Câmara de Vereadores, na ALEAC, Câmara Federal e Senado, para que uma medida emergencial seja tomada até que se monte uma estrutura maior que não permita que o povo, que ja tem suas dificuldades diárias, ainda tenha que passar por essa situação vexatória.

Por blog do acciolytk

terça-feira, 7 de maio de 2024

Educação abre inscrições para eleição de gestores na próxima quinta


A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Redes, abre a partir desta quinta-feira, 9, inscrições para a eleição de gestores escolares. O período se encerra na terça, 14, e para concorrer é necessário ter realizado o processo de certificação e o curso de formação continuada.

O candidato concorrerá a um mandato de quatro anos, com direito a reeleição, e a campanha se iniciará um dia após o encerramento do prazo de inscrição, ou seja, no dia 15 de maio. A campanha se estenderá até o dia 28 de maio, com a eleição sendo realizada na quarta, 29.

No dia da eleição, a votação será efetuada entre 8h e 17h, estendendo-se até as 20h para as escolas que funcionam nos três turnos de ensino. A eleição será executada em 266 escolas dos 22 municípios acreanos. Para mais informações, o candidato deve acessar o site da SEE www.see.ac.gov.br

Inscrição para eleição de gestor escolar acontece até o próximo dia 14, terça-feira. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A comissão eleitoral será formada por quatro membros e será responsável por divulgar o edital, realizar as inscrições, confeccionar e divulgar cédulas de votação, homologar e divulgar lista de votantes, designar e credenciar mesas receptoras e apuradoras e até mesmo organizar debates entre os candidatos.

Para realizar a inscrição no processo eleitoral, o candidato deverá se dirigir até a escola onde deseja concorrer. Ele não poderá concorrer às eleições em duas ou mais escolas e nem em municípios diferentes.

Terão direito ao voto, no dia da eleição, professores efetivos, servidores não docentes efetivos, alunos matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental, anos finais, e com idade mínima de 13 anos, além de um dos pais ou, na ausência desses, o responsável pela matrícula.

Professores, servidores, alunos e responsáveis poderão votar para gestor escolar. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Mesmo havendo mais de um filho matriculado na mesma escola, pais ou responsáveis terão direito a apenas um voto. Além disso, servidores efetivos afastados por licença-saúde, licença-prêmio ou licença-maternidade terão direito a voto no dia da eleição.

Os professores com apenas um vínculo contratual, lotados em duas ou mais unidades escolares exercerão seu direito ao voto na unidade onde atuarem com a maior carga horária. Já os professores com dois vínculos contratuais, lotados em duas unidades escolares distintas, poderão votar nas eleições de ambas as escolas.

(Da Agência-Acre)


Nesta terça-feira (7), o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte em Tarauacá entrou em pauta e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Após ser aprovado pelos vereadores, o projeto seguirá para a sanção da prefeita de Tarauacá.

Segundo o presidente Pedro Cláver, a aprovação do projeto de lei é uma vitória para as empresas que administram os aplicativos.

“Mais uma vez a Câmara demonstrou o seu desejo de aprovar mais um projeto de lei que regulamenta os aplicativos de Tarauacá e todos agora passaram a trabalhar dentro da legalidade”, disse.

ELEITOR TEM ATÉ ESTA QUARTA FEIRA (8) PARA ALISTAMENTO ELEITORAL, REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAS E MUDANÇA DO LOCAL DA SUA VOTAÇÃO

Carla Diniz - Chefe co Cartório Eleitoral - 5ª Zona (foto: Blog do Accioly)

Eleitoras e eleitores têm esta quarte feira, 8 de maio, para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito municipal de outubro. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.


Carla Diniz Chefe do Cartório Eleitoral da Quinta Zona que abrange os município de Tarauacá e Jordão, afirma 
os sevidores do órgão estão trabalhando intensivamente com objetivo de atender toda a demanda do eleitorado que precisar dos serviços do cartório. "Estamos na reta final e aguardamos você que deseja tirar seu título ou qualquer outro serviço como regularização que, por alguma razão, esteja com pendências, ou ainda, tranferência do seu local de votação para mais próximo de sua casa. Não deixe de procutrar o nosso cartório que estaremos de plantão das 8 da manhã até as 5 da tarde para atender todos. O prazo se encerra nesta quarta feira, 8 de maio", disse Carla.


PRAZO: ATÉ 08/05/2024 (Quarta Feira)

HORÁRIO: De 8 às 17 horas;

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
- Comprovante de endereço;
- CPF (se tiver)
BBS: Se o eleitor morar na zona rural, está dispensada a apresentaçao do comprovante de endereço.

A Quinta Zona Eleitoral tem atualmente, 37 mil eleitores abrangendo Tarauacáe Jordão.

Por blog do accioly

Três acreanos são confirmados no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão


Por Wanglézio Braga

Três acreanos foram classificados para o Mundial de Atletismo Paralímpico que acontece entre os dias 17 a 25 deste mês, em Kobe, no Japão. A lista dos aptos para a competição foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ao todo, 50 atletas e 10 atletas-guia vão embarcar para a terra do sol nascente.

A competição vai acontecer antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França. Anteriormente marcado para 2021, a edição do mundial em Kobe foi adiada devido a pandemia da Covid-19.

Do Acre, a mulher mais rápida do mundo, Jerusa Geber, foi a primeira confirmada na competição. Ao lado do guia, Gabriel Garcia, Jerusa vai tentar outro feito no atletismo paralímpico no Japão, tentar diminuir o seu próprio tempo na competição visando permanecer como a velocista número um do mundo.

Ainda em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Natural de Cruzeiro do Sul, o acreano Edson Cavalcante, da classe T37 (paralisia cerebral) e bronze nos 100m nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 também foi chamado para defender o nosso país no Japão. Ele já disputou outras edições de Mundiais: foi prata nos 100m no Mundial Doha 2015; bronze nos 100m no Mundial Lyon 2013; e bronze nos 100m no Mundial de Christchurch 2011.

Um terceiro nome acreano vai ser revelado por esses dias. Em números de atletas, o Acre empata com Rondônia (RO), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte. Ao todo, 18 estados do Brasil estarão representando a Seleção Brasileira no Mundial.

Segundo o CPB, a delegação brasileira de atletismo viajará de maneira escalonada em cinco voos para Kobe, sendo o primeiro embarque agendado para o dia 09 de maio.


Ruralistas preparam pedidos de socorro ao governo Lula

Agronegócio aponta prejuízos com as enchentes no Rio Grande do Sul
07 de maio de 2024, 05:59 h

Enchente no Rio Grande do Sul (Foto: Concresul/Divulgação)

247 – O setor agropecuário no Rio Grande do Sul emerge como o mais atingido pelos recentes eventos catastróficos, conforme análises preliminares. Como resposta, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está elaborando uma série de demandas a serem apresentadas ao governo Lula, assim como aos líderes da Câmara e do Senado. Entre as principais solicitações, destacam-se revisões no seguro rural e facilitação das condições para quitação de débitos no estado, segundo aponta a jornalista Roseann Kennedy, em sua coluna no Estado de S. Paulo.

A FPA almeja, por exemplo, uma prorrogação automática de 12 meses para todos os financiamentos do crédito rural, buscando respaldo do Conselho Monetário Nacional (CMN). Além disso, propõe a emissão de uma medida provisória que estabeleça um período de 10 anos, incluindo três de carência, para a liquidação de dívidas referentes a custeio, investimentos e renegociação. Outro ponto de destaque são os recursos emergenciais requisitados para os produtores afetados, juntamente com ajustes no seguro rural para eventos climáticos.

O relacionamento entre o setor e o atual governo é caracterizado por tensões, levando a FPA a buscar diálogo por meio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, na tentativa de intermediar as negociações com Lula. Enquanto isso, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou um panorama preliminar dos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, destacando que a agropecuária é o segmento econômico mais afetado, com prejuízos na ordem de R$ 506,8 milhões, sendo R$ 423,8 milhões associados à agricultura e R$ 83 milhões à pecuária.

Por brasil247.com

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Bezerro nasce com duas cabeças, mas não sobrevive em Tarauacá



Um vídeo enviado à redação do Extra do Acre mostra uma vaca que deu à luz dois filhotes, os quais nasceram sem vida e um deles com duas cabeças.

Segundo os moradores, o bezerro nasceu na zona rural do município de Tarauacá, no rio Acurauá.

Os habitantes chegam a exibir o animal com as duas cabeças, o que tem causado grande repercussão na região.”

Veja o vídeo no link:


Publicado por extradoacre.com.br

ECONOMIA Maioria dos brasileiros vê melhorias pessoais e nacionais em 2024, aponta pesquisa

No entanto, há preocupações persistentes com a inflação, indica levantamento da FEBRABAN/IPESPE
06 de maio de 2024, 16:28 h

Luiz Inácio Lula da Silva, dinheiro e a população na capital paulista (Foto: Reuters | ABR)

247 - Uma pesquisa da FEBRABAN, divulgada nesta segunda-feira (6), revela que a maioria dos brasileiros mantém uma visão otimista sobre o futuro pessoal e do país, apesar de preocupações persistentes com a inflação. De acordo com o levantamento realizado pelo IPESPE, 70% dos entrevistados acreditam que suas vidas pessoais irão melhorar em 2024, enquanto 56% esperam melhorias na situação geral do país.

O estudo, que entrevistou 2 mil pessoas em todas as cinco regiões do Brasil entre os dias 17 e 22 de abril, também mostrou que a inflação continua sendo uma grande preocupação, com 70% dos participantes percebendo um aumento nos preços dos produtos nos últimos seis meses. Este número, embora elevado, é menor do que o pico de preocupação registrado em dezembro de 2022, que foi de 79%.

Entre os jovens de 18 a 24 anos e os moradores do Nordeste, o otimismo é ainda mais marcante, com 83% e 77%, respectivamente, esperando melhorias em suas vidas. O estudo também destacou que a saúde foi apontada como a principal prioridade para ações governamentais, seguida por emprego e renda e educação.

Adicionalmente, a pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros sobre outros aspectos econômicos e financeiros, como endividamento, uso do Pix, e programas como o Saque Aniversário do FGTS e o Crédito Consignado. O Pix, por exemplo, é quase unanimemente aprovado, com 95% dos brasileiros favorecendo esta forma de pagamento.

O Saque Aniversário do FGTS é conhecido por 88% dos entrevistados, e 27% já fizeram uso deste benefício. Em relação ao crédito consignado, 52% consideram-no uma boa alternativa, com 22% dos brasileiros já tendo recorrido a este tipo de empréstimo.

Por brasil247.com

Prefeitura de Rio Branco retifica edital para Concurso Público: Confira



A Prefeitura de Rio Branco divulga uma nova retificação do Concurso Público que tem como objetivo a contratação de profissionais que tenham níveis fundamental, médio e superior.

Segundo o documento (Retificação II), a quantidade de vagas para cadastro reserva foi atualizada.

Mais informações sobre este certame você confere nos editais disponibilizados em nosso site.

No total, serão preenchidas 540 vagas, nas funções de: Administrador (5); Assistente Social (8); Auxiliar de Farmácia – 40h (29); Auxiliar de Farmácia – 30h (3); Auxiliar de Saúde Bucal (16); Assistente de Creche (20); Assistente Escolar – Zona Urbana (20); Assistente Escolar – Zona Rural (3); Agente Social (50); Agente de Fiscalização de Feiras e Mercados Municipais (5); Analista Processual (5); Analistas de Sistemas com Especialização em: Banco de Dados (1), Desenvolvimento Back – End (2), Desenvolvimento Front – End (1), Gestão de Sistemas Computacionais (2), UX (1); Analista de Suporte com Especialização em Banco de Dados (1), Redes de Computadores (3), Segurança da Informação (2); Analista de Tecnologia da Informação (2); Biomédico (3); Cirurgião – Dentista (14); Cirurgião Dentista nas áreas de Endodontia (1), Periodontista (1), Bucomaxilofacial (1), Protesista (1), Atendimento com Especialidades Especiais (1); Cuidador Social (3); Educador Físico (4); Educador Social (8); Enfermeiro – 30h (8); Enfermeiro – 40h (10); Enfermeiro Obstetra (1); Enfermeiro Estomaterapeuta (1); Engenheiro Agrônomo (2); Engenheiro de Software (1); Engenheiro de Telecomunicações (1); Farmacêutico (10); Farmacêutico Clínico (3); Fisioterapeuta (4); Fonoaudiólogo (4); Gestor em Saúde Pública (12); Médico Veterinário (3); Médico especialistas como: Clínico Geral (15); Médico do Trabalho (1), Medicina da Família e Comunidade (3), Geriatra (1), Ginecologista (5), Pediatra (5), Psiquiatra (5); Merendeira – Zona Urbana (18); Merendeira – Zona Rural (1); Motorista – Zona Urbana (15); Motorista – Zona Rural (8); Nutricionista (8); Psicólogo (15); Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia (2); Professor nas áreas de: Educação Especial – AEE – Zona Urbana (2), Educação Especial – Bilingue – Zona Rural (1), Educação Especial – Bilingue – Zona Urbana (1), Educação Especial Libras (10), Educação Especial – Mediador – Zona Rural (3), Educação Infantil Creche (5), Educação Física – Zona Rural (2), Educação Física – Zona Urbana (1); Técnicos em: Gestão Pública (75), Enfermagem – 30h (18), Enfermagem – 40h (13), Laboratório (14), Eletrocardiograma (1), Radiologia (1); Terapeuta Ocupacional (3); Tradutor e Intérprete de Libras (1); Técnico Agrícola (10) e Técnico Ambiental (1).

No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (AC e PCD) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.

Sendo contratados, os profissionais devem cumprir jornadas de 20 a 40 horas semanais, fazendo jus a remunerações que partem de R$ 1.400,00 a R$ 12.000,00.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida, experiência na respectiva área, idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital de acordo com cada cargo.

Os interessados puderam efetuar as inscrições no período de 1º a 20 de março de 2024, até às 17h, exclusivamente via internet por meio do site do Instituto Verbena, organizadora responsável pela realização do certame, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00 a R$ 80,00.

No que diz respeito à classificação dos candidatos inscritos, foi composta por prova objetiva, realizada no dia 21 de abril de 2024. A avaliação possuia de 40 a 60 questões, com perguntas nas áreas de língua portuguesa, história e geografia do Acre, noções de informática, legislação, saúde pública, conhecimentos sobre educação e conhecimentos específicos do cargo.

Ainda será realizada uma segunda etapa aos concorrentes aos cargos de Professor (todas as áreas), por meio da avaliação de títulos, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

O prazo de validade do presente Concurso Público será de dois anos, contados da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período. [Júlia Mota/PCI Concursos]

O pré-candidato a prefeito Zé Filho fala ao site acrenews



Por acrenews

Após flerte com o governo, Marcus vê aliança entre Alysson e Bocalom próxima de ser oficializada, mas prefere esperar para se manifestar



Luciano Tavares - Blog da Hora Blog da Hora 05 Mai 2024

O PP já fechou aliança com o prefeito Tião Bocalom (PL) indicando Alysson Bestene como vice na chapa do pré-candidato à reeleição e deve oficializar o apoio no dia 11 deste mês, porém o emedebista Marcus Alexandre só vai se manifestar sobre o assunto quando houver o anúncio.

Ao Blog da Hora, o pré-candidato do MDB à prefeitura disse que há muitas especulações e aproveitou para acrescentar que está animado com a aceitação ao seu nome nos bairros que tem visitado.

“Vou me manifestar somente quando a aliança for anunciada. Estamos vivendo dias de muita especulação. Seguimos firmes com a nossa pré-candidatura, em ritmo acelerado e graças a Deus com grande aceitação nos bairros.”

Há meses, Marcus Alexandre vive a expectativa de uma eventual aliança com o governo. O próprio governador Gladson Cameli deu sinais de apoio ao emedebista e não descartou indicar o vice de Marcus, porém nas últimas semanas o jogo virou, sobretudo depois que pesquisas eleitorais passaram a apontar certa tendência de crescimento de Bocalom.

"Sou candidato a governador em 2026, tenho uma 'faculdade' de oitos anos como prefeito", diz Mazinho Serafim

 "Sou candidato a governador em 2026, tenho uma 'faculdade' de oitos anos como prefeito", diz Mazinho Serafim

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos), gravou um vídeo em suas redes sociais dando dicas de como melhorar os setores da administração municipal, principalmente em relação à Educação e Saúde.

O chefe do Executivo também ressaltou que será candidato ao governo do Acre em 2026, em decorrência da vasta experiência de oito anos
como gestor do município, distante mais de 130 quilômetros da Capital.

"Meus amigos, estou trazendo a vocês duas medidas essenciais para melhorar a qualidade da Educação e da Saúde no Acre. Primeiramente, a garantia de que os municípios tenham autonomia sobre os recursos da educação até o 9ª ano, possibilitando investimentos na estrutura das escolas e na alimentação dos alunos, repassando para os municípios a grande parte do recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB). Essa medida visa proporcionar um ambiente mais adequado para o aprendizado e contribuir para a formação integral dos estudantes", disse Serafim.

O prefeito também comentou que a descentralização da Saúde é outra proposta fundamental, que permitirá que as regiões do Estado tenham capacidade de realizar cirurgias e oferecer Tratamento Fora do Domicílio (TFD). "Com essa medida, busca-se melhorar o acesso da população aos serviços de Saúde, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema de saúde em todo o Estado", concluiu.

Por noticiasdahora