sábado, 4 de novembro de 2023

AMEAÇA Audiência na Câmara debate perseguição ideológica a professores em sala de aula

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Em uma audiência pública conjunta na Câmara dos Deputados, as Comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos debateram, nesta segunda-feira (30), a perseguição ideológica a professores/as no Brasil. Os participantes destacaram que a prática é um tipo de violência sofrida pelos educadores e um ataque aos direitos humanos.

A sessão atendeu a um requerimento emitido pelas deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ), Erika Hilton (Psol-SP) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP). De acordo com Luciene, que coordenou a sessão, o ambiente escolar sempre foi caracterizado como um território de disputa, por ser um local de promoção e fortalecimento dos direitos humanos  fundamentais.  Entretanto, ela disse que a perseguição aos docentes têm sido intensificadas nos últimos anos por conta da onda conservadora no país.

“Temos casos em que professores/as são agredidos fisicamente, verbalmente, casos de violência moral, além de questões que afetam a saúde mental do trabalhador. Em escolas particulares, até terminam na demissão do profissional”, lamentou. 

Para o diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF), Fernando Penna, os atos  carregam o ódio direcionado a temáticas de direitos humanos e aos membros da comunidade educativa, já que “Professores/as e são defensores dos direitos humanos”, afirmou. 

Ele ainda salientou os prejuízos que a liberdade de aprendizado dos alunos recebem quando um professor é privado de exercer o seu trabalho. “Uma gravíssima ameaça à garantia do direito à educação no Brasil”, criticou.

A conselheira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), Juliana Andozio, reforçou ainda o sofrimento que discursos de ódio impõem aos alunos, principalmente àqueles pertencentes a grupos minoritários.  

“Isso (violência contra educadores/as) precisa ser investigado! É um absurdo, principalmente para nós, professores/as, que, além de mal remunerados, damos a nossa vida pela escola e ainda sofremos essa tortura e medo em sala de aula. Não dá para continuarmos assim!”, lamentou Juliana. 

Profissionais carecem de proteção 

Pâmela Passos, diretora de extensão comunitária e tecnológica, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), apontou que “Não se trata de um fenômeno menor ou tampouco que irá passar”. Segundo ela, há uma escalada de ódio e perseguição que acarretará consequências sérias no presente e para o futuro do país, baseada em um processo de ‘desdemocracia’”, informou. 

Resultados de um estudo coordenado por Pamela em 2021, na IFRJ, financiado pela Protect Defenders, que avalia a criação de programa de acolhimento de professores/as perseguidos no Brasil, mostram um cenário difícil enfrentado por docentes em todo o país.

Um questionário preenchido por cerca de 837 profissionais das cinco regiões do país aponta que, no total, 64,4% dos educadores/as já sofreram algum tipo de assédio, perseguição ou censura no trabalho.

Já 63,7% disseram ter medo de sofrer retaliações no ambiente de trabalho; 61,9% já repensaram o conteúdo de uma aula por temer uma repercussão negativa. Em relação a questões jurídicas, 48% mencionaram ter sofrido com processos judiciais por conta de seu trabalho e 91% relataram  o desejo de ter apoio psicológico para lidar com o dia a dia da profissão.

Erastos Mendonça, coordenador-Geral da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC, lamentou a situação em que muitos profissionais ainda vivem no dia a dia do trabalho em sala de aula.

Segundo Erastos, medidas de prevenção, conscientização e combate a qualquer tipo de violência no meio educacional são desenvolvidas no âmbito dos sistemas de ensino estadual, municipal e do Distrito Federal, porém reiterou que não cabe ao MEC promover essa proteção diretamente. “O papel do MEC é coordenar a política nacional para que esta promoção de fato ocorra, assegurando a autonomia do sistema de ensino”, declarou. 

Ele citou o apoio oferecido pelo MEC ao Observatório de Violência Contra Educadores/as, da Universidade Federal Fluminense, com a distribuição de recursos para apoio técnico.

Fonte: https://www.cnte.org.br/

Marcus Alexandre reúne com moradores e lideranças do Belo Jardim

 

Dando continuidade aos encontros promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães nos bairros de Rio Branco com as “Rodas Democráticas”, o ex-prefeito Marcus Alexandre, esteve neste sábado, 4, no Belo Jardim, no Segundo Distrito da cidade, para ouvir a comunidade e debater soluções em diversas áreas.

A reunião foi realizada em um clube particular e contou com a presença de lideranças locais e moradores.

Marcus Alexandre enfatiza que o objetivo desses encontros é ouvir os anseios da comunidade e apontar possíveis soluções para os próximos anos.

“Estamos andando muito, conversando com as pessoas, vendo a realidade atual dos bairros, que infelizmente não é essa pintada por aí. Os bairros carecem de infraestrutura, são problemas básicos na saúde como a falta de medicamentos nas unidades, necessidade de mais médicos, dificuldades na gestão da educação, na segurança pública, são tantos problemas que a gente não pode fechar os olhos. Precisamos discutir soluções, ouvir as pessoas, e é isso que estamos fazendo”, disse.

Participaram do evento o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, André Ariosto, o deputado estadual, Laercio da Farmácia, morador do Belo Jardim, entre outras lideranças.

Por Assessoria.

Sibá Machado é nomeado chefe de escritório da Sudam em Brasília

 

O ex-deputado federal e senador pelo Acre, Sibá Machado, foi nomeado no Diário Oficial dessa sexta-feira, 3, como Chefe do Escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, órgão o qual a Sudam é vinculada.

Sibá é considerado um “petista raiz” e conhecido pela fidelidade ao presidente Lula e passa agora a ocupar uma função importante dentro do órgão que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros para atrair investidores privados, nacionais e internacionais.

Por Ac24horas.


Na noite da última sexta-feira, 3, o ex-prefeito Rodrigo Damasceno se reuniu com os moradores do bairro das Flores em Tarauacá.

De acordo com ex-prefeito Rodrigo, o objetivo da reunião é ouvir cada morador e apontar possíveis soluções para os próximos anos.

Nos próximos dias, outros bairros receberão a mesma equipe que participarão de debates e ouvirão cada morador.

Participaram do evento o ex-vice prefeito Chagas Batista, ex-vereador Carlos Tadeu, morador do bairro das Flores, entre outras lideranças.

Por extradoacre.com.br

Fluminense vence o Boca Juniors e conquista o título inédito da Copa Libertadores (vídeos)

A vitória garantiu uma vaga direta do tricolor no Mundial de Clubes

4 de novembro de 2023, 19:44 h Atualizado em 4 de novembro de 2023, 19:48

Fluminense e Boca Juniors (Foto: Reprodução)

247 - O Fluminense ganhou do Boca Juniors (da Argentina) neste sábado (4) por 2 a 1 no estádio do Maracanã (RJ) e conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores, que garante vaga direta no Mundial de Clubes, que será disputado na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro.

O tricolor fez o primeiro gol do jogo, aos 36 minutos do primeiro tempo, com Germán Cano. O time argentino empatou aos 27 min do segundo tempo, com Luís Advíncula. A equipe brasileira marcou o segundo gol aos nove minutos do primeiro tempo da prorrogação, com John Kennedy.
Por brasil247.com

Tragédia no bairro Habitasa: Pai e filho morrem carbonizados após casa incendiar


O funcionário público Pedro Ferreira de Carvalho de 65 anos e, o filho dele João Pedro Carvalho do Nascimento de 6 anos, foram vítimas de uma tragédia.
Os dois morreram carbonizados após um incêndio de grandes proporções.
O fato ocorreu, segundo testemunhas, por volta das 2h30 da madrugada, quando a residência do servidor do DERACRE foi consumida por um incêndio de grandes proporções.
Testemunhas relataram que pai e filho estavam dormindo quando o fogo começou. Em pouco tempo o imóvel de madeira foi totalmente destruído pelas chamas.


Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender a ocorrência, mas as vítimas já estavam mortas.
Pai e filho morreram abraçados em cima da cama. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal. As causas do incêndio estão sendo apuradas. Os corpos permanecem no IML.

Ao lado de Gladson, Ministro da Educação inaugura sede do IFAC com investimento de R$ 14 milhões

 

Acompanhado pelo governo Gladson Cameli, a vice Mailza Assis e o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, Camilo Santana inaugurou nova sede - Foto Sérgio Vale

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Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (26) com presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, foi inaugurada a nova sede da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), na Via Chico Mendes, em Rio Branco.

A obra recebeu R$ 11,6 milhões em investimentos e foi executada durante o período de 2020 a 2023, além disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC investiu outros R$ 3,1 milhões em equipamentos, mobiliários e obras complementares na sede somente em 2023, primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, enalteceu a obra e contou que a construção representa um marco para o Instituto Federal do Acre, sendo a mais recente estrutura a ser entregue para a comunidade. “Não existe palavra que traduz a importância de todos para servir e transformar, houve dificuldades, mas enfrentamos tudo. Em breve, vamos inaugurar a novas sedes com a presença do presidente Lula, além disso, temos mais de 7 mil alunos e já formamos mais de 10 mil pessoas*, disse.

Antes do início do discurso de Camilo Santana, foi assinado com o chefe do executivo acreano, um termo protocolo de intenções visando parcerias na área da educação. Segundo Santana, o presidente Lula tem um compromisso grandioso com a educação nacional. “No seu terceiro mandato, o grande compromisso do Lula será com a educação, incluindo no Acre. Ontem o senado votou a lei de cotas no Brasil onde permite que negros, indígenas possam ter acesso a educação no país”, revelou.

O Ministro ainda citou que no país existem milhares de obras inacabadas da última gestão. “Temos mais 3.600 obras de creches inacabadas e vamos dar continuidade com base no preço de mercado de hoje, além disso, vamos melhorar a alimentação das escolas visando melhorar a vida da população”, ressaltou Santana.


O Ministro ainda citou que no país existem milhares de obras inacabadas da última gestão – Foto Sérgio Vale

O governador Gladson Cameli (PP) fez um pronunciamento defendendo os investimentos do governo federal destinados ao Acre. Além disso, Gladson presenteou o Ministro da Educação, Camilo Santana, com um broche do governo com as cores do Estado. “Queremos continuar ajudando a toda população e vamos trabalhar mais pelo bem do povo. Ministro, receba esse broche e um bloco de notas para anotar os pedidos do Acre”, declarou, convidando Lula para visitar o Estado.

Sem citar o nome do presidente Lula, o prefeito Tião Bocalom (PP) fez elogios ao Ministro da Educação, Camilo Santana, que, segundo ele, faz uma boa gestão na educação no Estado do Ceará. “Quero agradecer a presença de todos, pois aqui, temos um futuro sendo construído por esses jovens”, comentou, fazendo elogios ao senador Sérgio Petecão e ao governador Gladson Cameli. “É uma honra estar ao lado de vocês”, enalteceu.

Representando a bancada federal do Acre, o senador Sérgio Petecão (PSD), disse que a construção da nova sede da reitoria e fortalecimento da instituição é uma luta da classe política. “Essa juventude do Ifac é maravilhosa, hoje tenho uma boa relação com todos os servidores, quero saudar a todos por orgulhar o Estado. Quero agradecer ao presidente Lula pelos investimentos recentes. Eu não pego só na mão do Lula não, pego onde ele quiser”, ressaltou.

Demais espaços do Ifac


Nova Sede da Reitoria do Ifac – Foto Sérgio Vale

Além da Reitoria, o Ifac conta com seis campi, que estão localizados em Rio Branco (duas unidades), Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Juntas, as unidades ofertam 34 cursos técnicos (integrados e subsequentes), 17 cursos superiores, além de especializações e dois mestrados. São mais de sete mil alunos e 800 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

Com 13 anos funcionando em outros prédios, a Reitoria do Ifac tinha custo anual de, aproximadamente, R$ 1 milhão em aluguel. Com a nova sede, o recurso passa a ser destinado para ações e projetos voltados para as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, o senador Sérgio Petecão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Gonzaga, e deputado estadual Eduardo Ribeiro, o presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, o secretário de governo, Alysson Bestene, os ex-deputados federais, Sibá Machado, Leo de Brito e Perpétua Almeida, demais autoridades, além de servidores e alunos do Instituto Federal do Acre.
Por sinteac

SAÚDE Assistência oftalmológica e auditiva a estudantes da educação básica em pauta no Senado

 


Uma proposta que busca garantir assistência oftalmológica e auditiva aos estudantes da educação básica foi aprovada, no dia 24, pela Comissão de Educação (CE) do Senado.

De autoria do senador Rodrigo Cunha (União/AL), o PL 2695/2023 altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e inclui a iniciativa que busca diminuir os impactos da baixa visão e da audição no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. A proposta agora segue para votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador Rodrigo, a falta de diagnóstico e tratamento de problemas visuais e auditivos contribui para a repetência e a evasão escolar, além de limitar o dia a dia dos estudantes.

País devem ficar atentos

“A iniciativa do senador é muito positiva. Com toda certeza, a ausência de um óculos ou de um aparelho auditivo faz a diferença na vida do estudante. Se a criança tem algum problema de visão ou audição, com certeza isso vai dificultar o processo de aprendizagem dela”, considera a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade.

Entretanto, ela ressalta que o assunto - principalmente em relação aos problemas auditivos - requer uma maior sensibilidade por parte do sistema de saúde no atendimento dos estudantes. “(A escola), ela não vai diagnosticar. O que ela precisa fazer é identificar se a criança possui algum tipo de dificuldade, investigando por que ela não está aprendendo”, enfatiza.

Para Guelda, o profissional da educação precisa estar preparado (a) para entender e perceber aspectos que possam impedir o aprendizado do estudante, contatando a família para o diálogo.

“Às vezes, os próprios pais não percebem essa deficiência que a criança tem”, aponta. Segundo ela, aspectos como falar alto ou escrita fora da linha costumam ser confundidos e naturalizados pelos familiares, principalmente com estudantes em processo de alfabetização.

“Isso - o atendimento e diagnóstico- trazem para o estudante qualidade de vida. [...] é uma demanda fundamental para o processo de aprendizagem, para a convivência em sociedade e para o desenvolvimento da sua vida acadêmica e profissional”, conclui.

Por sinteac

28 DE OUTUBRO Na opinião de 68% dos brasileiros, servidor público não é respeitado e nem valorizado

 

Qual a opinião dos brasileiros sobre quem trabalha no serviço público? Hoje (28) é Dia do Servidor Público e, esta semana, uma pesquisa inédita divulgada pelo DataFolha, encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente, mostrou que, para 63% dos brasileiros, a minoria ou nenhum funcionário público é respeitado e valorizado pela população do país. Além disso, 74% dos que responderam a pesquisa acreditam que todos, ou a maioria dos funcionários públicos, enfrentam dificuldades com chefes despreparados.

Outro dado que chama a atenção é a percepção de 83% dos entrevistados de que funcionários públicos poderiam oferecer mais para a população caso o governo desse mais condições para a realização de suas funções.


“Os dados da pesquisa confirmam a necessidade de que o país avance no debate sobre pessoas que trabalham no setor público e cujas ações impactam a vida de todos nós. O Brasil precisa urgentemente de uma transformação do Estado que aposte na implementação de políticas para lideranças que atuam em governos, em dar mais transparência sobre o funcionalismo, em reduzir as desigualdades salariais no setor público”, diz Clarissa Malinverni, do Movimento Pessoas à Frente.

Quanto mais servidores sindicalizados, melhor

Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, é dever do Estado - nas três esferas de governo - formar equipe com pessoas concursadas e valorizadas profissionalmente. "Somos nós que atendemos as demandas da população, através das políticas e ações do Poder Executivo”, afirma..

Heleno lembra que a Noruega, com 30,22% de servidores (as) públicos, é o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo. "Aqui no Brasil, representamos 12,45% do conjunto da classe trabalhadora dos órgãos públicos. Percebem a nossa importância? Quanto mais servidoras e servidores públicos, melhor a qualidade de vida de toda a população”, opina.

O dirigente também reforça a importância de os servidores se filiarem aos sindicatos da sua classe para que eles/as se fortaleçam coletivamente e estimulem melhoria das condições de trabalho.

Por sinteactk

SAÚDE Assistência oftalmológica e auditiva a estudantes da educação básica em pauta no Senado

 


Uma proposta que busca garantir assistência oftalmológica e auditiva aos estudantes da educação básica foi aprovada, no dia 24, pela Comissão de Educação (CE) do Senado.

De autoria do senador Rodrigo Cunha (União/AL), o PL 2695/2023 altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e inclui a iniciativa que busca diminuir os impactos da baixa visão e da audição no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. A proposta agora segue para votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador Rodrigo, a falta de diagnóstico e tratamento de problemas visuais e auditivos contribui para a repetência e a evasão escolar, além de limitar o dia a dia dos estudantes.

País devem ficar atentos

“A iniciativa do senador é muito positiva. Com toda certeza, a ausência de um óculos ou de um aparelho auditivo faz a diferença na vida do estudante. Se a criança tem algum problema de visão ou audição, com certeza isso vai dificultar o processo de aprendizagem dela”, considera a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade.

Entretanto, ela ressalta que o assunto - principalmente em relação aos problemas auditivos - requer uma maior sensibilidade por parte do sistema de saúde no atendimento dos estudantes. “(A escola), ela não vai diagnosticar. O que ela precisa fazer é identificar se a criança possui algum tipo de dificuldade, investigando por que ela não está aprendendo”, enfatiza.

Para Guelda, o profissional da educação precisa estar preparado (a) para entender e perceber aspectos que possam impedir o aprendizado do estudante, contatando a família para o diálogo.

“Às vezes, os próprios pais não percebem essa deficiência que a criança tem”, aponta. Segundo ela, aspectos como falar alto ou escrita fora da linha costumam ser confundidos e naturalizados pelos familiares, principalmente com estudantes em processo de alfabetização.

“Isso - o atendimento e diagnóstico- trazem para o estudante qualidade de vida. [...] é uma demanda fundamental para o processo de aprendizagem, para a convivência em sociedade e para o desenvolvimento da sua vida acadêmica e profissional”, conclui.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Centrin repudia agressão física sofrida contra uma colaboradora em Tarauacá

 

NOTA DE REPÚDIO

Considerando o acontecido no período da manhã por volta das 7:30, em que nossa colaboradora sofreu agressão física de uma usuária do serviço, destacamos o nosso total apoio a mesma, sendo realizado este ato de forma covarde e inesperada, não refletindo nossa conduta enquanto centro terapêutico.

O centro de tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento – Centrin, ressalta a importância do respeito a todos os profissionais e as crianças atendidas bem como seus familiares. Todas as ações discordantes devem ser tratadas com respeito, coerência e assertividade. Ações como essa resultarão no registro de boletim de ocorrência, comunicado oficial ao conselho tutelar, bem como à secretaria municipal de Saúde, para que as devidas providências sejam tomadas. Posteriormente, aguardaremos resposta do Ministério Público para que os procedimentos cabíveis em situações como essa sejam devidamente punidos, ressaltando desta maneira nosso papel de cuidado e zelo com todos nossos prestadores de serviço.

Além do ocorrido desagradável que acarretará prejuízos emocionais na vítima, nossa maior preocupação também se destina a segurança da criança sob tutela, bem como dos nossos profissionais que diariamente trabalham em prol da evolução dos pacientes que são merecedores de total respeito, sendo este um fator inquestionável e de suma importância dentro de qualquer ambiente de trabalho.

O crime de desacato ocorre quando alguém ofende um funcionário público que está exercendo seu trabalho. Está previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais.

Desacato

Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Tarauacá-Ac, 03 de novembro de 2023

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

O ato de agressão não ficará impune, visto que nosso papel enquanto instituição é garantir a segurança de todos os usuários, pacientes e colaboradores.

Aldemar Cândido Maciel Filho
Proprietário e diretor técnico

Por extradoacre.com.br