É chocante ver a fumaça que cobre a cidade de Tarauacá, nesse verão de 2024. É uma paisagem distópica! Cidade no meio da maior floresta tropical do mundo têm amanhecido envoltas numa densa névoa de fumaça. As implicações disso sobre a saúde da população e as atividades econômicas do município são inimagináveis. A quem interessam o desmatamento e as queimadas? De que forma as sociedades podem responder diante da gravidade da situação atual? Quais são as perspectivas para o futuro? O que pode ser feito?
Uma Nota Técnica publicada nesta quarta feira, 04 de setembro, pela Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, chama a atenção da população para os cuidados que devem ser observado nesse momento de estiagem extrema devido ao aumento de focos de calor, resultantes de queimadas.
"Mais uma vez Tarauacá aparece com um dos maiores índices de queimadas registradas. Por conta do acumulo de fumaça e de partículas em suspensão, nosso ar encontra-se hoje com quase 10 vezes mais poluentes que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde" diz um trecho do documento.
Abaixo a Nota Técnica na íntegra.
NT/001/2024 – COMPDEC
NOTA TÉCNICA
O Estado do Acre tem sofrido muito nas últimas semanas com a estiagem e, consequentemente, houve o aumento do número de focos de calor em todos os municípios. Mais uma vez Tarauacá aparece com um dos maiores índices de queimadas registradas.
Segundo o site IQAir, que é especializado em monitoramento da qualidade do ar, temos hoje o que eles classificam como “ar não saudável” e perigoso a “grupos sensíveis”, por conta do acumulo de fumaça e de partículas em suspensão. Nosso ar encontra-se hoje com quase 10 vezes mais poluentes que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Nesse momento deve-se evitar exposições prolongadas a fumaça e principalmente para crianças, idosos e portadores de doenças relacionadas ao sistema respiratório.
A Defesa Civil segue no acompanhamento da situação já tendo acionado o Plano de Emergência, iniciado as ações do Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Queimadas e dado apoio ao Corpo de Bombeiros através da Operação Fogo Controlado que vigora em todo o Estado.
Pedimos a toda a população taraucaense que colabore com nossas ações evitando queimadas, mesmo que seja do lixo de seus terrenos.
Lembrando que o incêndio quase sempre começa como produto da ação criminosa do homem.
Façamos a nossa parte para termos um lugar saudável para vivermos.
Defesa Civil somos todos nós!
Tarauacá – Ac, 04 de setembro de 2024
João Luiz Melo Gonzaga – Subtenente BM
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tarauacá
Portaria 110/2024
Por blog do acciolytk
Nenhum comentário:
Postar um comentário