sexta-feira, 9 de agosto de 2024

TARAUACÁ: SEE EMPOSSA NOVOS GESTORES ESCOLARES - ASSUME TAMBÉM, JOSÉ IVONALDO, COORDENADOR GERAL DO NUCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

 


A Secretaria de Estado da Educação, Cultura (SEE), por meio do Núcleo de Educação do município de Tarauacá, empossou na noite de quarta feira (7), no auditório do Sinteac, 10 profissionais da educação para a função de gestores escolares da rede estadual de ensino, para o mandato de quatro anos (2024 a 2027). Eles passaram por todo o processo de curso, prova e eleição de gestores escolares. 


O evento aconteceu no auditório do Sinteac e contou com a presença da Deputada Federal Professora Socorro Neri, Ex-Gestora do Nucleo Professora Janaina Furtado, Gestora Interina do Nucleo Professora Eucilardes Mesquita, Presidente do sinteac João Maciel, Comandante da PM Tenente coronel Neri, equipes gestoras das escolas, professores familiares e convidados. 


DIRETORES EMPOSSADOS:

Adriana Oliveira - Escola Delzuite Barroso
Jocilene Ozório - Escola Rosaura Mourão
Augusto Pires - Escola 15 de Junho (Aruráua)
Francisco Sousa (Moço) - Escola Edmundo Pinto
João José - Escola Francisco Napoleão (Gregório)
Carlos Abreu - Escola Djalma Batista (Temp Integral)
Nilson Gomes - Escola Plácido de Castro (Cívico Militar)
Débora Moura - Escola João Robeiro
Gracilene Oliveira - Escola Tupanir Gaudêncio (Tempo Integral)


No final foi empossado o novo Coordenador Geral do Nucleo Estadual de Educação Professor José Ivonaldo Benigno.




Abaixo, o perfil dos diretres empossados

Adriana de Oliveira Silva - Gestora Eleita da Escola Delzuíte Barroso Braga de Araújo:

Sou Adriana de Oliveira Silva, 49 anos, casada, mãe de 2 filhos, Servidora da Secretaria de Educação Estadual. Tenho 32 anos de experiência no campo educacional nas mais diferentes ocupações. Sou formada em Matemática pela UFAC, disciplina pela qual atuei a maior parte, trabalhando no Fundamental II e Ensino Médio Integral. Fui Coordenadora de Ensino, Coordenadora Pedagógica e Gestora indicada da Escola Delzuíte Barroso Braga de Araújo. Atualmente estou como Gestora Eleita pela comunidade escolar, tenho o maior orgulho de ter sido eleita por uma comunidade tão querida, como a do Bairro de Copacabana. Nessa escola iniciei minha vida profissional, que estou me doando por completo e a qual quero encerrar daqui a 3 anos, com minha aposentadoria. O meu maior projeto com gestora da instituição é cultivar nos meus estudantes a motivação de que só através da educação construirão uma vida melhor. Após o término desse mandato a qual se inicia, quero deixar um caminho trilhado de muito sucesso e serviços prestados à comunidade que me elegeu.

Jocilene Maria Ozório de Araújo - Gestora Eleita da Escola Rosaura Mourão da Rocha:

Jocilene Ozório é a prova que uma menina, vida de família humilde, criada no interior, pode sonhar, lutar e realizar seus sonhos! Hoje, com toda maturidade que as dificuldades me propuseram, abraço mais uma vez, a oportunidade e alegria de ser gestora de uma escola de ensino fundamental. Essa maturidade, já de criança, fez com que eu, apesar da pouca condição familiar encontrasse no estudo uma saída para as mazelas da vida. Nasci em um seringal chamado Novo Destino e, após nossa casa ter pego fogo e, em menos de um ano, a segunda ter vindo abaixo com uma tempestade, minha família resolveu mudar-se para a cidade. Na cidade, morrei com a professora, Álbia Pinheiro, que me ensinou boas maneiras e com ela aprendi que com educação podemos ser o que quisermos. Aos 14 anos trabalhei, na casa paroquial. Trabalhei como merendeira, carregando lenha e água de longe. Fiz bucha para motores, trabalhei como serralheira fazendo grades e portões entre outras coisas. E, alguns anos depois, comecei a fazer o antigo curso de magistério, que me deu a oportunidade de realizar um sonho: ser professora. Após a troca de direção da escola, fui trabalhar como secretária de outra unidade escolar no ano de 1997. Assumi a coordenação administrativa de 2005 a 2020 na Escola Plácido de Castro. Esse foi o pontapé para eu iniciar meu contato com gestão, o que me trouxe até aqui. Nesse meio tempo, terminei meu magistério, fiz o curso técnico oferecido pelo estado para os funcionários da secretaria e fiz graduação em Letras Vernáculo. Logo a seguir, fiz pós-graduação em Planejamento e Gestão Escolar e isto me ajudou a perceber o funcionamento de uma escola de maneira mais abrangente e global, tanto na parte pedagógica quanto na administrativa. Em minha primeira gestão, não tive dificuldades, pois, nas escolas anteriores, meu trabalho era muito em parceria com os gestores. Além disso, nossa equipe é de excelência, e nos permite atuar com tranquilidade e confiança em todas as adversidades diárias. Nesse segundo mandato espero contar com a ajuda e experiência de meus colegas, tanto da escola quanto das outras unidades, pois, uma coisa que aprendi é que quando o esforço é feito por todos em uma mesma direção, a chance de sucesso é maior.

José Augusto Pires da Costa - Gestor Eleito da Escola 15 de Junho:

José Augusto Pires da Costa, nascido no dia 06 de dezembro de 1969, na cidade Tarauacá, Estado do Acre. Filho de Terezinha Pires da Costa e José Martins da Costa. Funcionário público concursado pela Secretaria Estado e Educação do Acre, Apoio Administrativo desde 1990. Ocupante da função de gestor escolar, lotado na Escola 15 de Junho, desde 2020. No ano de 1990, trabalhei na Escola Plácido de Castro na função de zelador e servente. No ano de 1992, exerci a função de servente na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista durante 2 anos consecutivos, e em seguida passei a exercer a função de mimeógrafo na secretaria da referida escola. Em meados de 2009 fui residir na cidade de Jordão, fui lotado na Escola Jairo de Figueiredo Melo, na função de Coordenador Administrativo pelo período de 04 (quatro) anos. Logo após o meu retorno a cidade de Tarauacá, no ano de 2015, trabalhei na escola Estadual Delzuíte Barroso na função de servente e depois exerci a função de vigia. Nesse período fiz um seletivo municipal e fui selecionado a trabalhar na Escola Municipal 15 de Junho II, na função de professor, no ano de 2017 e no ano de 2018 fui convocado para trabalhar na escola da comunidade do Socó na função de professor.

No ano 2019 exerci a função de professor de Analista de Sistema no Instituto Dom Moacir. No ano de 2020 participei da eleição para escolha de gestor escolar, e graças a Deus e a comunidade escolar, fui bem acolhido e eleito para o cargo acima citado, e hoje nesse ano de 2024 fui reeleito a continuar nessa função. Hoje atualmente estamos dando continuidade a essa honrosa missão que é levar conhecimentos e orientações aos nossos alunados. Durante todo esse tempo nessa luta diária aprendemos e ensinamos, vivenciamos valores e aprendemos mais do que ensinamos. E nesse momento peço ao Bom Deus que mim dê sabedoria para não falhar e nem fazer injustiças nas minhas tomadas de decisões.

Francisco das Chagas Silva de Souza - Gestor Eleito da Escola Gov. Edmundo Pinto de Almeida Neto:

Francisco das Chagas Silva de Souza, estudou na Escola Lídia Guiomard dos Santos a 1ª e 2ª série do primeiro grau no Seringal Itamaraty, no João Ribeiro até a 8ª série e 2º Grau na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista, onde cursou formação integral e magistério. Também, formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), fez Pós-Graduação em Metodologia do Ensino na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Ouro Fino Minas Gerais e Administração Pública na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em sua vida profissional, na Educação Municipal foi Coordenador do Programa “Alfabetização Solidária”, professor do Programa de “Formação de Professores não titulado do 1º grau”, professor rural na Escola Ubaldo Menezes na Comunidade Terra Firme, Coordenador do Ensino Rural e Secretário Municipal de Educação. No Governo do Estado do Acre foi Policial Militar e na Secretaria Estadual de Educação - SEE foi professor na Escola Delzuíte Barroso, Rosaura Mourão, João Ribeiro e na Escola EEM Dr. Djalma da Cunha Batista como professor, Coordenador do Programa “Ensino Médio Inovador”, vice-diretor e diretor por 15 anos, atuando também como professor no Programa Pró Formação nos municípios de Tarauacá e Jordão. Foi Coordenador do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “Quero Ler” e atualmente, exercendo mais uma vez à função de gestor na Escola de EEF Gov. Edmundo Pinto de Almeida Neto.

A gestão na Edmundo Pinto é desafiadora por ser uma escola de Ensino Fundamental e dado a pouca experiência nessa modalidade é preciso aprender o que discorre por uma vida. No entanto, usando experiências, habilidades com gestão de pessoas, um pouco de criatividade e uma boa comunidade escolar discorremos nesses 4 anos e 6 meses com: projetos, planejamentos, avaliações, rotina entre outros...estamos por aqui! E depois de 20 anos de gestão, a expectativa é elevada e por certo haverá melhoras como ser humano e como gestor vislumbrando uma escola capaz de entregar o melhor para seus alunos.

Foram muitos sonhos realizados, muitas barreiras quebradas, vitórias e derrotas, mas nesse jogo, as vitórias são maiores. Gratidão aos familiares, amigos, à SEE pelo processo de eleição e a todos que contribuíram com esse trabalho e em especial a Deus por até aqui ter sustentado com capacidades funcionais, sociais, espirituais e digo: “os sonhos não acabaram”!

João José de Figueiredo Neto - Gestor Interino da Escola Francisco Napoleão de Araújo:

João José de Figueiredo Neto, 54 anos, casado, uma filha, 30 anos como Funcionário Público Estadual. Pós Graduado em Administração Hospitalar.

Durante minha trajetória profissional, atuei como Secretário Escolar, Gerente Administrativo do Hospital Dr. Sansão Gomes, Gerente da Agência SEFAZ, Encarregado pelo Setor de Almoxarifado do Núcleo de Educação e Gestor Escolar na Escola Francisco Napoleão de Araújo no período 2020/2024.


Carlos Augusto Abreu de Souza - Gestor Interino da Escola Dr. Djalma da Cunha Batista:

Carlos Augusto Abreu de Souza, casado, brasileiro, nascido em 18 de outubro de 1974, na cidade de Tarauacá-Acre, sendo pai de 4 filhos, descendente de Acreano e Cearense. Fui criado por minha mãe, sendo a mesma costureira e lavadeira de roupas, semianalfabeta. Trabalhei na adolescência como padeiro, diarista. Sempre estudei em escola pública, desde o primário até a 1ª faculdade, contudo, a segunda graduação fiz em instituição privada, no qual me formei em Pedagogia e Matemática, com duas especializações e mais de 60 cursos na área de Educação.

Passei no primeiro concurso da educação municipal, ao qual fui servente da zona urbana, por 10 anos de contrato. Logo após veio os dois contratos de professor P2 30h, estadual e municipal. No contexto da Educação, trabalhei como supervisor do Ensino Rural, digitador, laboratório de informática, setor financeiro, assessor pedagógico e formador na área de Matemática.

Cursos que me trouxeram grande relevância: Gestão Escolar, ECA, Tecnologias Assistivas, Competências Socioemocionais, Autismo. Nesse universo de conhecimento, participei de inúmeras formações continuadas, fóruns, seminários, web conferências, intercâmbios entre escolas, e planejamentos sempre numa construção efetiva do conhecimento.

Atualmente, continuo estudando para o curso de mestrado e agora exercendo a função de Diretor Escolar.

Valdernilson de Lima Gomes - Gestor Nomeado da Escola Cívico Militar Plácido de Castro:

Valdernilson de Lima Gomes, nascido há 42 anos, é um dedicado educador com uma carreira que reflete seu profundo compromisso com a educação e a formação de jovens. Graduado em Licenciatura em Matemática, Valdernilson complementou sua formação com especializações em Gestão Escolar na Educação Básica e Coordenação Pedagógica, capacitando-se para enfrentar os desafios e as demandas do ambiente escolar moderno.

Sua jornada profissional teve início em 2004 na Escola Instituto São José, onde atuou como professor de Matemática até 2007, sendo transferido para a Escola Plácido de Castro em 2008. Durante esse período, não apenas contribuiu para o aprendizado de seus alunos, mas também se envolveu na coordenação pedagógica em 2011, vivenciando novas perspectivas e desafios na gestão educacional.

Entre 2012 e 2014, Valdernilson assumiu o papel de Coordenador de Ensino na atual escola, onde consolidou suas habilidades de liderança e gestão. Desde 2015, ocupa a posição de diretor na mesma instituição, um cargo que lhe permite influenciar e aprimorar a qualidade educacional de maneira mais abrangente.

Seu trabalho como diretor é guiado por um constante desejo de aprendizado e evolução. Valdernilson acredita firmemente que uma educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e para a construção de um futuro melhor para todos. Ele se dedica a criar um ambiente de aprendizagem ideal, colaborando estreitamente com a equipe escolar, terceirizados e professores para elevar os índices de desempenho da escola, especialmente o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O compromisso de Valdernilson com a excelência educacional é evidente em sua abordagem proativa e na busca incessante por melhorias contínuas. Sua visão é promover um ambiente onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial, refletindo positivamente na aprendizagem e no desempenho geral da escola.

Com uma carreira marcada por experiência, dedicação e um profundo desejo de fazer a diferença, Valdernilson de Lima Gomes continua a ser uma figura inspiradora na educação, trabalhando incansavelmente para proporcionar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus alunos.

Maria Débora de Oliveira Moura - Gestora Eleita da Escola João Ribeiro:

 Maria Débora de Oliveira Moura, 29 anos, formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão e Organização da escola. Atualmente, exercendo o segundo mandato de gestora na Escola João Ribeiro, escola a qual quando criança, já fiz parte do segmento de alunos como a maioria dos tarauacaenses. Em meados de 2019, exercendo a função de secretária escolar, recebi uma das propostas mais intrigantes a qual já recebi na minha jovem vida profissional, proposta intrigante e assustadora tendo em vista o grande desafio que é gerir uma escola, ainda mais uma escola centenária e cheia de histórias e valor sentimental, nunca sequer havia passado pela minha cabeça tal façanha, mas em algum momento, encontrei coragem e aceitei, e como já imaginava, embarquei em uma viajem rumo a grandes desafios, novas percepções e novos aprendizados.

No início do primeiro ano de mandato, já tive as estruturas abaladas pela pandemia que veio para colocar em prova tudo que sabíamos, fomos afetados na vida pessoal e profissionalmente, aulas remotas, material impresso, distância mínima das pessoas e várias outras estratégias para superar esse momento tão fatídico, mas vencemos, dentro de nossas possibilidades, cada um fez o que pôde para não deixar o ensino de lado, cada um fez o seu melhor para cuidar dos entes queridos dentro de sua própria casa, sem deixar de lado o ensino/aprendizagem dos nossos estudantes.

Ao voltar as aulas pós pandemia, cada um ao seu modo, tentou se adequar as mudanças sofridas e também se adaptar ao Novo Ensino Médio, que para nossa escola também teve grande impacto devido as grandes mudanças na grade curricular, o impacto veio para todos, cada um tentando aprender o “novo” e ao mesmo tempo ajudar o próximo para que ninguém abandonasse a luta, mas até aqui, vencemos, dentro de nossas possibilidades, cada um fez seu melhor para que os alunos tivesses experiencias e vivencias diferenciadas, intercâmbios com outras escolas, atividades extraclasse ao ar livre, torneios interclasse, projetos multidisciplinares, trazer a família para dentro da escola como aliada, palestras envolvendo diversos segmentos (saúde, segurança, educação financeira). Não ouso dizer que fiz o melhor sempre, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito.

Não tenho longos anos de experiencia ou muitas bagagens em minha trajetória profissional, mas ouso acreditar que estou fazendo o possível para retribuir o voto de confiança dado por cada pessoa da comunidade escolar João Ribeiro, desde os que pensaram em mim como possibilidade para assumir tal desafio, aos que não abandonaram a missão até agora, que juntos trilham esse caminho rumo ao sucesso da instituição escolar João Ribeiro e ao sucesso de cada estudante que nela escolhe trilhar seu caminho de aprendizagens. Deste mandato que se encerrou, ficam as experiencias, as lições, a certeza de que ninguém faz educação sozinho, que a união traz a cada dia vontade de recomeçar e de fazer melhor a cada dia que se inicia, construindo pontes aos nossos estudantes e não muros.

Marcelo Marques de Souza, 43 anos, casado, pai de 3 filhos, filho de Maria Madalena Marques e de José Marques, formado em Geografia pela Universidade Federal do Acre, pós graduado em Gestão Escolar e Gestão do Trânsito.

Assumir a direção de uma escola sempre foi um desafio que me motivou profundamente. Em 2020, quando assumi a direção do Instituto São José o mundo estava em meio a uma pandemia global, e a educação enfrentava desafios inéditos. Este relato compartilha a trajetória, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas durante minha gestão de 2020 a 2024.

O início de 2020 foi marcado pela necessidade de uma rápida adaptação ao ensino remoto devido à COVID-19.

A transição não foi fácil, mas foram realizadas várias ações, consideradas essenciais para mitigar os impactos: Retorno Gradual e Ensino Híbrido (2021-2022), adotamos rigorosos protocolos de saúde e segurança para proteger toda a comunidade escolar. Em 2022, nosso foco se voltou para a recuperação da aprendizagem e a implementação de inovações pedagógicas.

Durante o período de minha gestão, trabalhamos na consolidação dos projetos iniciados e na expansão de novas iniciativas: • Projeto Pintando o 7; • Jovens talentos; • Projeto de leitura: Era uma vez; • Étnico racial e • Concurso de redação.

Minha experiência na direção escolar do Instituto São José, entre 2020 e 2024 foi marcada por desafios significativos, mas também por conquistas importantes.

A pandemia nos obrigou a reinventar a forma de ensinar e aprender, e acredito que saímos dessa experiência mais fortes e resilientes.

O apoio da comunidade escolar, a dedicação dos professores e a perseverança dos alunos foram fundamentais para superarmos esse período. Estou confiante de que as bases sólidas que construímos continuarão a gerar frutos nos anos vindouros.
Convidamos o Sr. Marcelo Marques de Souza - Gestor Nomeado da Escola Instituto São José:

Maria Antônia Gracilene de Melo Oliveira - Gestora Eleita da Escola Tupanir Gaudêncio da Costa:

Sou a professora Maria Antônia Gracilene de Melo Oliveira, trabalho na Educação como professora desde 2005, estou trabalhando na Escola Tupanir Gaudêncio da Costa desde 2011, em 2016 assumi a Coordenação de Ensino, em 2020 fui eleita gestora da referida escola. Enfrentar uma pandemia na gestão de uma escola foi desafiador, porém tinha uma equipe unida, responsável e comprometida com o ensino e aprendizado de nossos alunos alinhada às necessidades do momento, o que tornou o cenário menos caótico.

Fui reeleita com intuito de melhorar a qualidade do ensino e tornar a escola um lugar acolhedor e um ambiente de aprendizagem significativa. Além de ser a gestora incumbida de realizar a implementação do Ensino em Tempo Integral nesta instituição que servirá de modelo para as demais escolas implementadas.

As expectativas para a continuidade dessa gestão são as melhores, focando meu trabalho na melhoria das condições de funcionamento dessa instituição, com participação efetiva da comunidade escolar e incentivar o protagonismo dos alunos.

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