quarta-feira, 28 de agosto de 2024

“Sociedade e Estado têm suas responsabilidades”, diz Gladson sobre queimadas no Acre

“Sociedade e Estado têm suas responsabilidades”, diz Gladson sobre queimadas no Acre

O volume de queimadas no Acre preocupa governo e sociedade. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até a última quinta-feira (22) haviam sido registrados 1.143 focos de queimadas no estado. 

Em relação ao ano passado, houve um aumento de 183% no número de queimadas. Até agora foram registrados 1.883 focos em relação ao mesmo período de 2023, o que colocou em alerta órgãos ambientais.

Na manhã desta terça-feira (27), o governador Gladson Cameli lembrou que e Estado e sociedade têm suas responsabilidades e informou que o governo já pediu, via Consórcio dos Governadores da Amazônia, reforço do Ministério do Meio Ambiente.

“Primeiramente a sociedade tem que fazer o papel dela, mas o Estado também tem que orientar, prevenir, colocar toda a estrutura para combater as queimadas, principalmente aquilo que for ilegal. Você sabe que as queimadas são prejudiciais à saúde também. Então nós já nos reunimos semana passada, em Brasília, no Consórcio da Amazônia, com todos os governadores, com toda a cúpula do governo federal, ministra Marina Silva, do Planejamento, Casa Civil, para que a gente pudesse achar soluções e fomos lá pedir apoio do governo federal para que a gente possa combater as queimadas. É uma situação que não é só no Acre, mas que o Acre, no governo, está fazendo o seu dever. É uma situação que engloba todos os demais estados do Brasil, não é só aqui, você sabe, que é o Brasil todo, e que está preocupando as pessoas”, disse.

QUEIMACRE2

Governo Federal autoriza contratação de brigadistas para combate às queimadas ilegais no Acre

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadas federais temporárias para combater as queimadas ilegais no Acre.

A nova autorização permite a contratação de brigadas compostas por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e dez a doze brigadistas, dependendo da localidade, com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate aos incêndios florestais em municípios específicos. Os municípios de Brasiléia, Sena Madureira e Feijó estão entre os beneficiados pela medida, que busca aumentar a eficácia das ações preventivas, especialmente durante o período de seca, quando o risco de focos de incêndio é mais elevado.

Além disso, a decisão contempla a contratação de um supervisor estadual de brigadas para apoiar as Coordenações Estaduais do Prevfogo no Acre, ampliando a capacidade de resposta e a coordenação das operações no estado.

Com estas ações, o governo federal reforça o compromisso com a preservação ambiental e a proteção das florestas amazônicas, diante do aumento significativo das queimadas na região. Para mais informações, acesse a integra da publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).

Nenhum comentário: