terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Marinha lança concurso com 600 vagas, incluindo o Acre



Da redação do Notícias da Hora 29 Janeiro 2024

A Marinha do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 29, a abertura de concurso público para Admissão às Escolas de aprendizes-marinheiros, oferecendo um total de 600 vagas. As oportunidades estão distribuídas nos e Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Durante o curso, os aprendizes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.303,90. Após a conclusão, ao atingirem a graduação de marinheiro, a remuneração bruta dos militares será de R$ 2.294,50.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site Ingresso na Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br) e se encerram em 18 de fevereiro. Os requisitos incluem ser brasileiro nato, ter entre 18 e menos de 22 anos até 30 de junho de 2025, além de ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano do ensino médio.

O processo seletivo compreende várias etapas, incluindo uma Prova Escrita Objetiva com 50 questões de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês. Haverá também Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração, além de Eventos Complementares, como Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.

O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será ministrado nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros em regime de internato, com duração de um ano letivo em 48 semanas. Durante esse período, os aprendizes receberão alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Aos aprovados no Estágio Inicial, destinado à avaliação do desempenho no primeiro ano, abrir-se-á a possibilidade de permanecer no Serviço Ativo da Marinha, com potencial para ascender nas graduações de Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento e Suboficial.

O certame contempla vagas em diversas escolas, como a Escola de
Aprendizes-Marinheiros do Ceará em Fortaleza, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco em Olinda, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo em Vila Velha e a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina em Florianópolis.

Nenhum comentário: