A nova Revista Retratos da Escola da CNTE acaba de ser publicada. A edição de número 39, lançada em dezembro de 2023, traz um dossiê sobre os “Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas”, organizado pelas professoras Nilda Guimarães Alves e Noale Toja e pelo professor Leonardo Rangel.
"O dossiê reúne artigos que ressaltam dimensões significativas presentes nos processos educativos do cotidiano do nosso trabalho. Dizem respeito, ou procuram problematizar, nossa relação educativa com o mundo, pois […] é o mundo que nos cria 'a partir dos afetos presentes nas redes educativas que formamos e que nos formam' (ALVES, 2015), é o mundo que nos impõe limites, mas também possibilidades”, diz o editorial.
A revista traz, ainda, a seção temática "Infâncias, crianças e educação infantil do e no campo, com seis textos que dialogam sobre os direitos e os modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país. A seção foi organizada e apresentada pelas professoras Daniele Marques Vieira, Emilia Peixoto Vieira e Fernanda de Lourdes Almeida Leal.
Sobre a Revista Retratos da Escola
Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
A linha editorial da Retratos da Escola busca privilegiar temas que permitam o debate, sobretudo, de áreas como: a formação profissional; o trabalho educativo, suas condições e práticas; e a organização escolar e dos sistemas educacionais. A revista tem se destacado pela sua penetração nos meios sindicais da educação básica, assim como pela sua ampla utilização nos diversos cursos de formação inicial e continuada que formam os docentes no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário