Nível chegou a 9,75 metros nesta segunda-feira (22) e ultrapassou a cota de transbordamento, que é 9,50 metros, na noite desse domingo (21). Rio ainda está acima da cota de alerta.
Por Aline Nascimento, g1 AC — Rio Branco
Águas chegaram nos quintais de algumas casas em Tarauacá — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal
Após o Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, transbordar e atingiu 9,75 metros nessa segunda-feira (22), o rio apresentou uma redução de 33 centímetros e chegou a 9,25 metros na medição das 6h desta terça-feira (23), deixando a cota de transbordamento.
As águas ainda atingem quintais e ruas do bairro Senador Pompeo, conhecido popularmente como bairro da Praia, região que fica bem próxima ao rio, segundo a Defesa Civil Municipal.
"Estamos abaixo da cota de transbordamento, tudo dentro da normalidade. Alguns quintais com água, mas são casas que ficam as margens do rio. Estamos monitorando diariamente", explicou o coordenador da Defesa Civil da cidade, subtenente João Gonzaga.
Rio Tarauacá transbordou após vazante do Rio Jordão — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Tarauacá
O rio ultrapassou a cota de transbordamento, que é 9,50 metros, na noite desse domingo (21). Segundo a Defesa Civil Municipal, não há desabrigados e nem desalojados e as equipes monitoram a situação. No último dia 18, o rio chegou a 9,70 metros e também atingiu alguns quintais do município.
De acordo com o coordenador, há previsão de chuva moderada para a região, mas o município de Jordão é observando com maior cautela.
"A previsão pra toda região é chuva moderada, mas estamos atentos a água que desce do Jordão. Ela é quem provoca a elevação do nosso Rio Tarauacá", acrescentou.
Transbordamento
Gonzaga disse que o Rio Jordão baixou o nível e as águas chegaram em Tarauacá, fazendo o rio local transbordar. Segundo ele, entre domingo e esta segunda, as águas do Rio Jordão vazaram mais de um metro.
"Essa é a dinâmica: essa água chega aqui, dá aquele pique pra gente e depois desce. Entre a manhã e o meio-dia desta segunda o rio estabilizou, permaneceu em 9,75 metros. As primeiras ruas do bairro da Praia estão com água, mas está tudo normal, todos os serviços funcionando", destacou.
O coordenador destacou que há o planejamento para mudar a medição do rio. Ele explicou que é muito normal o manancial transbordar, por conta da baixa cota, mas que as famílias são retiradas apenas quando o nível ultrapassa os 10,30 metros.
"A gente espera que entre hoje e amanhã [terça,23] ele baixe e volte pra cota de alerta, que é 8,50 metros", concluiu.
Por g1.ac
Nenhum comentário:
Postar um comentário