terça-feira, 7 de novembro de 2023

TARAUACÁ: BOMBEIROS AJUDAM POPULAÇÃO COM SERVIÇOS DE CORTE DE ÁRVORES - OBSERVEM OS PROTOCOLOS E OS ACIONEM


Na semana passada o Professor e Comunicador Raimundo Acioly cumpriu os protocolos para que homens do Corpo de Bombeiros fizessem uma vistoria técnica em sua residência, para verificas as condições de duas árvores que precisavam de uma intervenção. 


Uma, somente podagem pois, estava atingindo a rede elétrica de alta tensão e risco de queda de galhos em cima do portão por onde fica o acesso da familia. A outra, teria que ser removida por estar localiza anuma áreas por onde passa a rede de transmissão de energia, internet e outos serviços para a residência da familia.


Após todos os proptocolos, os militares vieram até a residência, protegidos pelos EPIS e munidos dos equipamentos diversos como terçados, motosserras, escadas, lança chamas para exterminio de formigas, cordas e outros. Com extremo profissionalismo e cuidado, realizaram "a missão' com eficiência e aficácia.


A população de Tarauacá precisa conhecer quais os protocolos e as condições para que homens do Corpo de Bombeiros sejam acionados quando o assunto é corte de árvores em via pública ou locais particulares, mas, que possam causar eminente ameaça de danos aos seres humanoe ou seus bens. 


Abaixo 
uma série de informações que porecisam ser observadas e entendidas pela população antes de procurar o serviço.

Corte de árvore 

* solicitar vistoria técnica em árvore condições para cortar a árvore
* PERIGO DE QUEDA IMINENTE 
* Será realizado Corte imediato Quais as condições para classificar uma árvore com PERIGO DE QUEDA IMINENTE. 
* Árvore seca por ação da natureza; 

IMPORTANTE: ( a pessoa com o intuito de matar a árvore descasca o tronco, se for detectado tal ação a árvore não se enquadra como PERIGO DE QUEDA IMINENTE). 

* Árvore com inclinação superior a 30° que tenha sofrido danos por ação de vento ou desmoronamento de terra. 
* Ação de brocas, causadas por cupins, por exemplo; 
* Envelhecimento; 
* Apodrecimento; 
* Queda de galhos; 
* Galhos secos; 

Atenção: Um ou mais fatores determinaram a classificação de risco da árvore! Árvore com PERIGO EM POTENCIAL e em RISCO PERMANENTE será vistoriada. 

 vistoriante analisará os critérios levando em consideração o tipo de árvore, os riscos aparentes, bem como a localização geográfica da árvore. 

Outros critérios poderão ser analisados, a critério do vistoriante. 

* Se a árvore não oferecer risco aparente, mas a pessoa quer tirar porque quer construir, por exemplo, será cobrado uma taxa. 
* A taxa será emitida no site da sefaz. 
* O valor da taxa é de 5 UPF x quantidade de horas x a quantidade de homens.

Por exemplo: Uma árvore que será levado 4 horas para ser cortada. 
Cálculo: 5 UPF x 4 x 4 62,10 x 4 x 4 = 993,60 1 UPF = 12,42 reais, conforme decreto do governo do estado do Acre 11.158 de 22/12/2022. 

* A lei complementar 376, de 31 de dezembro de 2020, regulamenta a taxa de serviços não emergenciais. 

Árvore protegidas por lei Mogno, Buriti, Castanheira e Seringueira. Podem precisar de autorização do órgão ambiental Importante : Pessoas que recebem auxílio do governo ou que percebem remuneração de até um salário mínimo, poderá ser isento de taxa.

Nenhum comentário: