segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Em semana decisiva para o governo no Senado, Lula convoca líderes para reunião no Planalto

Presidente se reunirá com líderes das bancadas do Senado na quarta-feira. Governo acompanha com atenção a votação da reforma tributária na Casa
Rodrigo Pacheco e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O presidente Lula (PT) convidou os líderes das bancadas do Senado para uma reunião na quarta-feira (8) no Palácio do Planalto como parte das atividades do Conselho de Coalizão do governo. Na semana passada, o presidente já havia realizado uma reunião semelhante com líderes da Câmara, onde houve pedidos para definição da agenda do governo em 2024, ano eleitoral. O encontro com os senadores ocorre em um momento delicado, após o Senado ter rejeitado a indicação do presidente para a Defensoria Pública da União (DPU) no final de outubro, lembra Igor Gadelha, do Metrópoles. Essa rejeição deixou os ministros do Planalto em alerta, uma vez que anteriormente acreditavam que o governo tinha mais apoio no Senado do que na Câmara.

O governo conta com o Senado para duas votações decisivas nas próximas semanas: para aprovação do nome do novo chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Há, porém, uma pauta ainda mais urgente: a agenda econômica do governo, que deverá avançar no Senado já nesta semana. Espera-se que a votação da Reforma Tributária ocorra até quinta-feira (9). A proposta tem sido criticada devido aos regimes especiais de cobrança de impostos que foram incluídos até o momento. Além disso, outra decisão importante que está em pauta é se o governo irá ou não revisar a meta fiscal de 2024. No que diz respeito à Reforma Tributária, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de chegar ao plenário do Senado, explica o jornal O Globo. O senador Davi Alcolumbre (União-AP), que preside a comissão, agendou a discussão para a terça-feira.

Por brasil247.com

Nenhum comentário: