segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Com quase 110 anos, Tarauacá teve duas mulheres prefeita até hoje



Por Gilson Amorim
Extra do Acre

O município de Tarauacá, distante cerca de 400 km da capital do Acre, Rio Branco, está prestes a completar 110 anos de emancipação. O município teve apenas duas mulheres no cargo de prefeita.

Tarauacá teve sua primeira prefeita quando Marilete Vitorino de Siqueira massumiu no lugar do ex-prefeito Vando Torquato, que foi cassado pela Justiça Eleitoral, em 2011.

Em 2016, a ex-prefeita Marilete Vitorino disputou a eleição contra o prefeito da época, Rodrigo Damasceno, e o derrotou com 1.017 votos.

Já no ano de 2020, a atual prefeita Maria Lucinéia, (PDT) que era única candidatura mulher entre cinco homens, acabou vitoriosa com diferença de 800 votos para o segundo colocado Abdias da Farmácia.

Pelo andar da carruagem, tudo indica que a terra do abacaxi gigante poderá reeleger uma mulher para comandar o Poder Executivo.

Neia vem transformando Tarauacá em um canteiro de obras e nos últimos dias tem feito inauguração para todos os lados.

Uma mulher que resolveu o maior problema de drenagem na cidade a exemplo do bairro Novo que alagava tudo em questão de horas de chuvas e tem realizado asfaltamento de várias ruas.

Outro ponto a ser ponderado é construção do novo cemitério, algo que poucos acham importante, entretanto só saberá a importância quando precisar enterrar um familiar. O atual cemitério São João Batista não tem condições e nem espaço para sepultamento já com sua capacidade superlotada.

A Prefeita Lucinéia mandou pavimentar toda rua da Vila São Vicente no Gregório algo histórico e sem falar da iluminação que vem da BR-364 do Corcovado até o IFAC e município com está com 90% de iluminação de Led.

Nenhum comentário: