segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Testada nova variedade de soja para consumo in natura


Uma pesquisa coordenada pela Emater do Rio Grande do Sul e pela Embrapa do Paraná está testando uma variedade de soja para ser consumida in natura. A idéia é cultivá-la como se fosse uma hortaliça. É a soja verde.

A planta foi modificada em laboratório para se tornar mais macia e saborosa. Agora será plantada em diferentes épocas no Rio Grande do Sul. Ainda em fase de testes, a variedade poderá ser consumida como hortaliça.

“É uma soja, mas com características bem diferentes da soja tradicional e normal que a gente conhece. Ela é uma soja destinada ao consumo in natura para o consumidor. Então, é ela é diretamente consumida o grão e a vagem”, disse o agrônomo da Emater Vanderlei Waschburger.

Em todo o país, apenas dois produtores da região estão fazendo o experimento em campo da soja verde. A nova variedade será plantada em etapas para testar a produtividade.

Três quilos de sementes foram plantados manualmente. Os cuidados e a mão de obra são os mesmos de uma hortaliça qualquer, como bem sabe o agricultor Ademir Bortoli, que já produz hortigranjeiros há 15 anos e aposta na novidade.

“Estamos na expectativa que funcione a campo, que de tudo certo e que seja mais uma inovação e um incremento de renda para o produtor e um estímulo para que se consuma de forma in natura esse novo produto”, falou Bortoli.

A colheita da soja verde deve ser realizada em março.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio

Tags: Soja

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário: