Sibá Machado defende que apenas 50% dos royalties sejam investidos em Educação
O deputado federal Sibá Machado (PT) disse ser contra de que os recursos dos royalties do petróleo sejam distribuídos apenas para a área da Educação. Segundo ele, durante o Gazeta Entrevista desta quinta-feira, 7, apenas 50% devem ser investidos na área educacional, e o restante ser usado da forma que pretender os prefeitos e governadores.
A opinião de Sibá vai ao desencontro da presidente Dilma que quer destinar as receitas dos royalties e das participações especiais exclusivamente para a Educação. Segundo ela, investir nesta área é uma condição para o Brasil mudar o patamar. Sibá diz que criará uma emenda ao texto de Dilma.
A derrubada pelo Congresso dos vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que muda a divisão dos royalties do petróleo propiciará um aumento 2.431% nos valores dos repasses deste ano aos cofres do governo do Acre. O valor chegará à casa dos R$ 200 milhões. No caso dos municípios, o aumento será de 515,88%.
“Votei com a bancada. A sessão foi tumultuada. Foram 25 estados contra 2. Não sabemos que pode acontecer. Agora vão julgar o mérito para decidir a nova votação”, disse Sibá.
Fim dos 14º e 15º salários
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 27,, o projeto que determina o fim dos 14º e 15º salários paga todos os anos a senadores e deputados federais. A autora da proposta é a senadora licenciada Gleisi Hoffman, atual ministra-chefe da Casa Civil.
Para Sibá, a decisão pelo fim destes salários reestrutura a democracia brasileira. Sibá diz que há possibilidade também de os senadores e deputados terem corte na hora extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário