Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua
parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e
jovens a um futuro melhor.
parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e
jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea,
propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha
criar cidadãos críticos caxidade de situações que surgem na sociedade.
propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha
criar cidadãos críticos caxidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem
oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos
e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para
ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deleúdo que está
vivenciando na escola;
oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos
e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para
ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deleúdo que está
vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a
surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de
resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu
filho, bem como seu desempenho.
resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu
filho, bem como seu desempenho.
Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente
nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar,
de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o
desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora
mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora
mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à
vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras
que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras
que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recos
atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um
ensino de qualidade para seus alunos.
atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um
ensino de qualidade para seus alunos.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso
da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam
ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação
educacional do ser humano.
da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam
ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação
educacional do ser humano.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Escola Plácido de Castro
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