sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TRE/AC faz hoje a diplomação dos candidatos eleitos em outubro




O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza hoje, às 19h30, no Teatro Plácido de Castro, a diplomação dos 35 candidatos eleitos no Acre no pleito de 3 outubro, além do vice-governador. A solenidade é aberta ao público e deve contar com a presença de parentes, amigos e correligionários dos novos representantes eleitos pela maioria da população nas urnas.Com a cerimônia de hoje, a Justiça Eleitoral confirma a vitória dos eleitos e, ao mesmo tempo, encerra oficialmente o processo da eleição geral de 2010, que envolveu dois turnos e milhares de profissionais, entre juízes, promotores, policiais, mesários e demais equipes de apoio. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, a partir desse evento a equipe escolhida (candidatos eleitos) se torna apta para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2011.
Os membros da corte eleitoral acreana diplomam nesta noite o governador e o vice-governador eleitos (Tião Viana e Cesar Messias), além dos senadores (Jorge Viana e Sérgio Petecão) e deputados federais (Flaviano Melo, Marcio Bittar, Perpétua Almeida, Antônia Lúcia, Gladson Cameli, Sibá Machado, Taumaturgo Lima e Henrique Afonso).
Lista dos deputados estaduais que também recebem o diploma na cerimônia: Antônia Sales, Geraldo Pereira, Ney Amorim, Maria Antônia, Chagas Romão, Hélder Paiva, Luis Tchê, Jonas Lima, Walter Pardo, Jamyl Asfury, Edvaldo Souza, Manoel Morais, Antônia Vieira, Major Rocha, Chico Viga, Elson Santiago, Astério Moreira, Moisés Diniz, Eber Machado, Eduardo Farias, Gilberto Diniz, Denilson Segóvia, Marileide Serafim e Francisco lima.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Justiça Eleitoral do Acre, todos os eleitos serão diplomados, inclusive aqueles que ainda respondem a processos por crime de abuso do poder econômico, como é o caso da missionária evangélica Antônia Lúcia, do pastor Denilson Segóvia e de Walter Prado. Mesmo assumindo os cargos em janeiro de 2011, eles podem ser cassados a qualquer momento, caso a Justiça Eleitoral entenda que são culpados pelo delito.
De acordo com a Secretaria Judiciária do TRE, após a diplomação começam a contar os prazos para a apresentação de eventuais recursos que questionem a própria diplomação. Tais recursos devem ser propostos perante a Justiça Eleitoral, a quem cabe se pronunciar sobre o questionamento. Concluído o trabalho de diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral entrará em recesso até 06 de janeiro de 2011.Escrito por Val Sales - valsales@pagina20.com.br

Nenhum comentário: